A partir do segundo semestre deste ano, sete cidades do Vale do Paraíba contarão com unidades de ensino no modelo cívico-militar, conforme seleção realizada pelo governo estadual de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
As escolas escolhidas fazem parte de uma lista com 100 instituições em todo o estado de São Paulo, divulgada no Diário Oficial desta terça-feira (29). No Vale, foram contempladas escolas nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Cruzeiro, Piquete, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava.
A adoção do modelo foi aprovada pelas comunidades escolares, incluindo pais, professores e estudantes. As instituições selecionadas estão entre 302 escolas que demonstraram interesse na proposta, por meio de seus diretores.
Como a meta do governo estadual era transformar 100 unidades em cívico-militares ao longo de 2025, a Secretaria da Educação precisou aplicar critérios de desempate, como o índice de vulnerabilidade social e o desempenho no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), para definir a lista final.
As escolas cívico-militares manterão o currículo do estado de São Paulo, mas contarão com o apoio de policiais militares da reserva, que atuarão desarmados nas instituições. Esses profissionais serão responsáveis pela entrada e saída dos estudantes, apoio à disciplina e segurança, além de ministrarem aulas extracurriculares sobre ética e cidadania.
A iniciativa em São Paulo foi lançada após o encerramento do programa nacional de escolas cívico-militares, descontinuado pelo governo federal sob gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o MEC, a extinção se deu por entender que o modelo desvirtuava as funções das Forças Armadas.
Escolas do Vale do Paraíba selecionadas para o modelo cívico-militar:
Caraguatatuba: Escola Antônio Alves Bernardino
São Sebastião: Escola Professora Maísa Theodoro da Silva
Cruzeiro: Escola Professor Abrao Benjamim
Piquete: Escola Professora Leonor Guimarães
Pindamonhangaba: Escola Professor Rubens Zamith
Taubaté: Escola Newton Câmara Leal Barros
Caçapava: Escola Professora Luciana Damas Bezerra
Informações OVale/SampiNet














Deixe um comentário