SJC

    São José tem queda nos principais índices criminais

    Os principais índices criminais têm despencado progressivamente em São José dos Campos, principalmente na comparação com 2016, ano anterior à implantação do programa São José Unida para evitar a violência e diminuir a criminalidade.

    Nos cinco primeiros meses deste ano, foram registrados 30 roubos de veículos, o que representa redução de 37,5% em relação aos 48 do mesmo período de 2024 e queda de 91% quanto aos 341 de 2016.

    Em relação aos furtos de veículos, foram 282 de janeiro a maio de 2025 contra 890 do mesmo período de 2016, uma diminuição de 68%.

    Os índices de maio foram divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

    Criminalidade em queda

    Na comparação com 2016, a queda também se reflete em outras modalidades criminosas, como roubos (-81%), homicídios (-73) e furtos (-11).

    Em relação aos roubo de bancos, o último registrado na cidade foi em fevereiro de 2022.

    Os bons resultados se devem à ampliação de investimentos e uso da tecnologia, à união das forças de segurança, à implantação de novos programas e ao incremento de ações e melhorias constantes, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.

    São José Unida

    O programa São José Unida promove a integração entre diversas instituições de segurança, incluindo a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP.

    No CSI, as forças de segurança atuam de forma integrada, monitorando a cidade por meio de mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com tecnologia OCR.

    Diariamente, mais de 250 mil veículos são monitorados, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas. O trabalho resultou no atendimento de mais de 3.200 ocorrências.

    A previsão é de que ainda neste ano o número de câmeras seja ampliado para 1.691, reforçando o compromisso com a segurança da população.

    Mais segurança

    Nos próximos 30 dias, São José dos Campos ganhará o reforço de 60 novos guardas municipais, que estão em formação desde 11 de março.

    Como parte das estratégias para ampliar a segurança, está prevista para a primeira quinzena deste mês a implantação de uma nova companhia da Polícia Militar na região centro.

    Os índices criminais

    Período de janeiro a maio
    Crime20252016Redução
    Roubos de veículos3034191%
    Roubos3131.64281%
    Homicídios143773%
    Furtos de veículos28289068%
    Furtos2.2122.47611%

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Viaduto Bandeirante será interditado a partir de 8 de dezembro

    A CCR RioSP informa que a interdição do Viaduto Bandeirante, no Jardim...

    SJC

    Homem é agredido e atacado por pitbull após suspeita de furto em São José

    Na noite desta terça-feira (2), por volta das 19h30, um homem acabou...

    SJC

    São José participa de encontro latino-americano de segurança

    Primeira Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, São José dos Campos...

    SJC

    Revitalização da UBS Vila Nair avança na região sul

    A UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Vila Nair está passando por...