Após um início de ano com altas temperaturas, o primeiro fim de semana de 2025 no Brasil será caracterizado por tempo instável, com muitas nuvens e chuvas isoladas em diversas regiões do país.
O Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo) e parte do Nordeste (Maranhão e Piauí) serão atingidos por chuvas intensas, embora com baixo risco de impactos graves.
No sábado (4) e domingo (5), as chuvas serão persistentes nas capitais dessas regiões. Em São Paulo, o clima ficará nublado, com pancadas isoladas e um declínio nas temperaturas, que cairão de 30°C para 23°C ao longo do fim de semana. Já em Goiânia, as temperaturas permanecerão elevadas (cerca de 30°C), acompanhadas de trovoadas ocasionais.
Na Região Norte, capitais como Palmas (TO), Belém (PA), Rio Branco (AC) e Manaus (AM) também enfrentarão tempo nublado e chuvas isoladas. Belém se destacará com máximas de até 33°C.
Por outro lado, o Sul e grande parte do Nordeste terão condições climáticas distintas. No Sul, a maioria das cidades não deverá registrar chuvas significativas. Porto Alegre pode ter algumas pancadas isoladas na sexta-feira, mas o restante do fim de semana será seco, com mínima de 17°C. No Nordeste, a ausência de chuva será predominante, exceto no sul do Maranhão e Piauí, onde podem ocorrer precipitações localizadas.
A primeira frente fria de 2025, que alcança o estado de São Paulo, trará chuvas para grande parte da região, incluindo a capital. A sexta-feira será marcada por precipitações de intensidade moderada a forte no leste paulista, com destaque para o interior do estado, onde há alerta para tempestades. Além disso, os ventos serão mais intensos, com rajadas que podem chegar a 50 km/h.
Clima na RMVale
O primeiro fim de semana de 2025 deverá ser marcado por chuvas no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina.
Tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alertas para as chuvas previstas nessas áreas.
O Inmet emitiu um alerta para chuvas intensas, válido até segunda-feira (6), e um aviso de tempestades, vigente até este sábado (4), para várias cidades da região.
Ao todo, 11 municípios estão sob alerta para ambos os avisos. São eles: São José dos Campos, Taubaté, Caçapava, Caraguatatuba, Cunha, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba.














Deixe um comentário