Saúde

    Por que você não deve tomar banho após o exercício? Médico responde!

    O banho costuma ser uma atividade comum e essencial para a saúde e o bem-estar do corpo humano, principalmente porque ajuda a eliminar bactérias, suor e sujeira que se acumulam na pele ou nos cabelos.

    No entanto, realizar essa prática de higiene pessoal após uma atividade física pode causar alguns efeitos negativos, pois a água, principalmente quando fria, produz uma alteração drástica na temperatura do corpo.

    José Manuel Felices, especialista em radiologia e diagnóstico, compartilhou um vídeo em sua conta oficial do Instagram no qual revelou alguns motivos pelos quais tomar banho após o treino não é recomendado.

    Segundo a publicação do profissional, os exercícios fazem com que os músculos queimem energia, elevando significativamente a temperatura corporal.

    Dessa forma, os vasos sanguíneos tendem a dilatar, provocando suor, o que ajuda a resfriar o corpo.

    No entanto, o especialista enfatizou que esse processo fisiológico natural não termina quando você para de treinar, mas continua a regular o corpo por mais alguns minutos enquanto o líquido salgado que emerge da pele evapora.

    Nesse sentido, o médico ainda alertou que interromper esse ciclo com o banho pode causar tonturas, desmaios, alterações na pressão arterial ou até mesmo paralisia facial periférica, e ressalta que o ideal é esperar o corpo esfriar sozinho.

    Quando é aconselhável tomar banho?

    “A ciência diz que esses processos duram cerca de 15 minutos depois de terminar a atividade”, afirmou José Manuel Felices. Ele aconselhou ainda aproveitar o tempo para se hidratar adequadamente e deixar que as toxinas saiam do corpo através do suor.

    Por outro lado, ele destacou que esse líquido salgado “tem um pH levemente ácido, o que cria uma camada protetora contra bactérias e agentes externos”, que, em contato com sabonetes alcalinos, podem deixar a pele mais sensível e exposta.

    Com isso em mente, ele enfatizou a importância de descansar e socializar com outras pessoas antes de continuar com as rotinas de higiene pessoal, pois evitar esse mecanismo natural pode aumentar o risco de problemas circulatórios.

    Se esperar não for uma opção favorável, a melhor atitude é tomar banho em água morna ou quente para minimizar o impacto negativo na temperatura corporal e afetar significativamente a saúde.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Saúde

    SJC: Profissionais da saúde recebem vacina contra dengue

    A Prefeitura de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (10), a...

    Saúde

    Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

    Principais vítimas foram homens com mais de 65 anos Ao menos 29...

    Saúde

    Casos de câncer de pele passam de 72 mil no Brasil

    Doença cresce em todo o país e falta de acesso a dermatologistas...

    Saúde

    AVC e infarto: estudo aponta que 99% dos casos estão ligados a estes 4 fatores de risco

    O estudo realizado identificou quais são os principais vilões da saúde cardiovascular...