SJC

    Patrulha Maria da Penha completa 6 anos de proteção às mulheres

    Foto: Divulgação

    Nesta quarta-feira (25), a Patrulha Maria da Penha completou 6 anos de atuação em São José dos Campos. Desde sua criação, em junho de 2019, o programa já realizou 1.399 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, resultando na prisão de 99 agressores por descumprimento de medidas protetivas.

    Atualmente, mais de 140 mulheres estão sob acompanhamento ativo da equipe. A iniciativa da Prefeitura é executada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e tem como principal objetivo garantir a segurança de mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça, prevenindo a reincidência da violência e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.

    Ana Paula, de 53 anos, é assistida desde 2021 e testemunha se sentir acolhida e protegida pelo programa. “Todas as vezes em que precisei fui prontamente atendida, sou muito grata por este trabalho da Patrulha Maria da Penha, por me sentir protegida”, afirmou.

    A Patrulha

    As equipes da GCM realizam visitas regulares às vítimas e patrulhamento preventivo nos locais que elas frequentam, com foco no cumprimento das medidas judiciais. As viaturas não possuem identificação externa e contam com guardas femininas, o que proporciona mais sigilo e empatia no atendimento.

    Além disso, as mulheres atendidas recebem um dispositivo de emergência (botão do pânico), que emite um alerta direto ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da Prefeitura. Quando acionado, uma equipe da Patrulha é imediatamente mobilizada para prestar o atendimento necessário.

    Integração

    O programa é referência na atuação integrada e funciona em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar do município, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Ministério Público do Estado de São Paulo (por meio de convênio firmado na atual gestão), além das secretarias de Saúde e de Apoio ao Cidadão.

    Todos os dias, a Vara de Violência Doméstica informa à GCM os casos que necessitam de monitoramento e fiscalização, garantindo respostas rápidas e efetivas aos chamados e prevenindo novas agressões.

    Com tecnologia, acolhimento e trabalho conjunto, a Patrulha Maria da Penha reafirma o compromisso de proteger vidas e combater a violência contra a mulher em São José dos Campos.

    Como pedir ajuda:

    – Botão do pânico: disponível para mulheres já cadastradas no programa.

    – Demais casos de risco: a população pode acionar a GCM pelo 153 ou a Polícia Militar pelo 190.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Prefeitura realiza plantões para atendimento no Carnaval

    A Prefeitura de São José dos Campos vai manter plantões de atendimento à...

    SJC

    HM forma 43 especialistas e anuncia nova Residência

    O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos...

    SJC

    Linhas do Corujão terão gratuidade no desfile de carnaval

    Para que todos possam retornar em segurança e participar com tranquilidade do...

    SJC

    Suspeito de homicídio em janeiro é preso no Torrão de Ouro

    Um homem apontado como autor de um homicídio ocorrido em janeiro, na...