Em cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, mais de 4,4 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já conseguiram emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CipTEA). A iniciativa do Governo de São Paulo, lançada em abril de 2023, representa um importante avanço na inclusão e no acesso aos direitos garantidos às pessoas autistas.
Desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a CipTEA possui uma média de 4 mil emissões mensais. Parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), a ação já beneficiou mais de 84 mil pessoas com TEA em todo o estado desde o início do projeto.
Além das carteiras de identificação, foram emitidos mais de 47 mil selos de identificação veicular para pessoas com TEA em todo o estado, incluindo 2,8 mil na região do ABC, conforme informado pelo governo. Essa iniciativa, iniciada em abril de 2024, é fruto de uma parceria entre a SEDPcD, a SGGD e o Detran-SP, com o objetivo de promover maior segurança e acessibilidade no trânsito.
Como solicitar a CipTEA – Carteira de Identificação
A emissão da CipTEA e do selo veicular pode ser feita de forma digital pelo site ciptea.sp.gov.br, pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR ou presencialmente em uma das 242 unidades do Poupatempo no estado. Para solicitar o documento, é necessário apresentar um laudo médico comprovando o diagnóstico de TEA, além dos documentos pessoais do responsável e do beneficiário.














Deixe um comentário