Após o recebimento do alerta, o usuário tem até 30 dias para realizar o procedimento; caso contrário, pode ter o benefício bloqueado
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou quatro milhões de aposentados e pensionistas para realizar a “prova de vida”, que pode ser feita por meio do aplicativo, do site Meu INSS ou pessoalmente, indo a uma agência mais próxima. O aviso foi emitido via extrato bancário, na conta onde o beneficiário recebe seu pagamento.
Segundo o órgão, quem recebeu o aviso, tem prazo de 30 dias para realizar a atualização. Caso contrário, ou seja, caso não realize o procedimento, corre-se o risco de suspensão temporária do benefício.
O INSS informou ainda que, além do site do aplicativo, alguns bancos permitem que a “prova de vida” seja feita de forma virtual no site oficial do banco. No entanto, alerta para os cuidados redobrados com as tentativas de golpe.
Reforça também que o INSS não envia servidores às residências dos beneficiários, solicitando assinaturas ou documentos. Um trecho do alerta diz que o órgão “não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida”. “Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.”














Deixe um comentário