A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, por meio do grupamento de bicicletas (Gbike), recuperou nesta quarta-feira (26) quatro mudas de palmeiras da espécie carpentária, cada uma com dois metros de altura. Elas teriam sido furtadas poucas horas antes do pátio no Parque da Cidade destinado a receber as unidades provenientes de compensações ambientais.
Durante patrulhamento por volta das 7h30, os guardas abordaram um homem andando a pé pelas ruas da Vila Maria, na região central, carregando nas mãos duas mudas. Ao ser questionado, ele declarou que estava vindo do Parque da Cidade e iria até uma feira vender as mudas de palmeiras que teria recebido como doação após serviço que realizou em uma chácara da região norte.
Ajuda do CSI
Como a abordagem foi realizada nas proximidades do parque e os guardas haviam sido informados do desaparecimento de mudas do pátio, eles acionaram a equipe da GCM responsável pela segurança na área.
Após análise das fotos das mudas apreendidas, o responsável confirmou que eram semelhantes às cultivadas no local, incluindo características como tamanho, tipo de saco de plantio e fungos específicos. Diante dos fatos, foi solicitado apoio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) para análise das câmeras de monitoramento do entorno do parque.
Às 7h22, as imagens do Viaduto Marcílio Fiori registraram o homem abordado pela GCM e outro indivíduo carregando duas mudas, deslocando-se em sentido contrário ao parque. Às 7h23, outra câmera os flagrou transitando pela Rua São Pedro, no mesmo bairro, seguindo em direção ao centro.
Diante das evidências mostradas pelas câmeras do CSI, o homem que havia sido abordado pela GCM por volta das 7h30 com as duas mudas foi detido e conduzido à CPJ (Central de Polícia Judiciária), ficando à disposição da Justiça.
Combate à receptação
As viaturas da GCM intensificaram o patrulhamento nas ruas da Vila Maria e avistaram, em frente a uma residência, outras duas mudas de palmeiras carpentária idênticas às que tinham sido apreendidas pouco tempo antes. O morador do local, ao ser questionado, informou que comprou cada uma por R$ 20, mas não soube detalhar a procedência delas.
Em vista da inconsistência das informações, também foi conduzido à CPJ para esclarecimentos, onde assinou termo de responsabilidade e de comparecimento quando intimado em juízo, sendo liberado posteriormente. As mudas, que são usadas no paisagismo do município, foram devolvidas ao Parque da Cidade.
São José Unida
A atuação rápida e eficiente da GCM, com ajuda das câmeras do CSI, reforça a importância do programa São José Unida, liderado pela Prefeitura com união das forças de segurança para redução constante dos índices de criminalidade.
O CSI é o coração tecnológico do programa, com tecnologia de ponta. O sistema opera 24 horas por dia e já conta com 1.186 câmeras inteligentes espalhadas por toda a cidade.














Deixe um comentário