O Aeroporto Prof. Urbano Stumpf (Aeroporto SJK) comemorou, nesta quarta-feira (5), 21 meses de operação de voos cargueiros com resultados positivos. Desde a retomada das operações em maio de 2023, em colaboração com a Latam Cargo, o terminal movimentou 3 mil toneladas de carga em 206 voos regulares, atendendo mais de 100 clientes.
A rota Miami/São José dos Campos iniciou com dois voos semanais e, desde julho de 2023, passou a contar com três frequências semanais, operadas por aeronaves Boeing 767, com capacidade para transportar até 55 toneladas de carga por voo.
Novos serviços
A transportadora SJK Airport, que assumiu a gestão do aeroporto em novembro de 2022, já tem planos de expansão, incluindo:
- Ampliação do terminal e aumento no volume de exportações
- Implementação de serviços de courier para entregas expressas
- Aprovação da Anvisa para transporte de medicamentos e insumos
Entre os principais clientes do SJK Airport estão a Embraer e a Ericsson, que destacam as vantagens logísticas e ambientais da operação. “A rota tem melhorado nossa eficiência logística. A importação via SJK sempre foi uma meta da empresa”, afirmou Roberto Chaves, VP de Compras Globais.
Denilso Santos, VP de Produção e Suprimentos, também ressaltou a importância do aeroporto para a cidade. “Queremos expandir esse volume com a SJK, pois temos várias vantagens. A liberação é muito ágil e os produtos chegam rapidamente à nossa unidade. Outro ponto importante é que, se considerarmos somente o transporte de Guarulhos ou Campinas (outros aeroportos que atendem a Ericsson) para São José, conseguimos reduzir em 90% a emissão de CO2. Ou seja, temos um ganho ambiental ao utilizar o aeroporto de São José”, afirmou.
Investimentos e voos comerciais
A concessão do aeroporto prevê investimentos de até R$ 130 milhões durante os 30 anos de contrato, visando a expansão das operações de carga e passageiros.
Além dos voos cargueiros, o transporte comercial de passageiros foi retomado em março de 2023, com voos diretos para o Rio de Janeiro, operados pela GOL Linhas Aéreas.














Deixe um comentário