Nossa Gente

    Cobrança de Taxas Por Munícipios Turísticos

    Paulo de Tarso Moreira Marques

    Relações Públicas – Delegado Regional de Turísmo SP

    Planejar uma viagem para um paraíso natural é sempre emocionante, mas é preciso se preparar para as taxas instituídas por alguns municípios para obtenção de recursos próprios.
    E importante entender como essas taxas funcionam e como podem tornar as viagens mais práticas e aprimorar o aproveitamento das visitas mais consciente.
    Existem duas formas de cobrança: a Room Tax, que é a contribuição dos turistas para desfrutar dos atrativos do município; e, a TPA Taxa de Preservação Ambiental, mais modernamente instituída para áreas de preservação de recursos naturais.
    A chamada Room Tax é a contribuição voluntária e facultativa paga por visitantes e hóspedes de hotéis a uma entidade de turismo municipal, geralmente ao Convention & Visitors Bureau (CVB), para financiar ações de promoção turística e desenvolvimento da infraestrutura da cidade.
    Embora não seja um imposto, é uma prática internacional para atrair mais visitantes e garantir a realização de eventos com os valores arrecadados, que são aplicados em melhorias, capacitação de pessoal e captação de negócios, beneficiando a economia do município e garantindo a qualidade da experiência do turista ou visitante.
    A taxa pode ser facultativa quando a cobrança é voluntária e o hóspede pode escolher pagar ou não; pode ser adicionada à diária, cobrada na fatura do hotel, por dia de hospedagem, sendo repassada diretamente ao Convention & Visitors Bureau do município.
    Esses recursos são usados para promover e divulgar a cidade como destino turístico; capacitar profissionais do setor de hospitalidade; organizar e captar eventos nacionais e internacionais; melhorar a infraestrutura turística local e até realizar pesquisas e monitoramento visando o aprimoramento do turismo.
    O Room Tax contribui para uma melhor experiência do turista, com boa infraestrutura, captando mais eventos e promovendo serviços de qualidade.
    Estimula a economia local, gera empregos e atrai mais visitantes e negócios, aumentando o fluxo de visitantes e a taxa de ocupação dos hotéis.
    Paralelamente a Room Tax, os municípios acabam de instituir uma importante Taxa de Preservação Ambiental (TPA) que é uma cobrança municipal cuja receita se destina a promover a sustentabilidade ambiental em estâncias turísticas. Os valores são usados para investimentos públicos, por exemplo em saneamento básico e preservação ambiental ou de áreas naturais.
    A próxima vez que escolher um município para visitar, imagine que a taxa cobrada é infinitamente inferior aos benefícios que a viagem lhe proporciona.

    3 Comentários

    • Parabéns meu querido amigo pelo excelente e ilustrativo texto , que orienta e estimula o turismo, gerando receita para um acolhimento cada vez maior para os municípios.

    • Parabéns meu caro Ir.’. Paulo de Tarso pelo brilhante e elucidativo texto. Deixa bem claro ao leitor e ao turista o porque da existência das taxas. T.’.F.’.A.’.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Nossa Gente

    Não é falta de controle: é sobrecarga neurológica: Mais intenso em pessoas com Autismo.

    A irritação raramente surge do nada. Na maioria das vezes, ela é...

    Nossa Gente

    A advocacia como pulmões da sociedade democrátrica

    Desejo neste breve artigo ressaltar a importância da advocacia na efetiva defesa...

    Nossa Gente

    A Imagem da Suprema Corte

    Na decisão da Supercopa-2026 entre Corinthians e Flamengo, o ministro do STF, Alexandre...

    Nossa Gente

    Ponto de Acesso: Onde a acessibilidade se torna estratégia

    Gerar conteúdo sobre acessibilidade no Brasil ainda é um desafio muito grande....