O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) confirmou a instalação de 76 novos radares em rodovias que cruzam a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, além de trechos do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira. Os equipamentos estão em fase de calibração e começarão a autuar motoristas a partir de setembro.
De acordo com o DER, a iniciativa tem como foco o reforço da segurança viária em pontos considerados críticos especialmente em áreas urbanas onde há intensa circulação de pedestres, ciclistas e animais silvestres, além de locais com registros frequentes de acidentes. Vários radares foram programados com limite de velocidade de 40 km/h, como nas rodovias Oswaldo Cruz e Floriano Rodrigues Pinheiro, que ligam cidades como Taubaté, Ubatuba e Campos do Jordão.
Entre os principais trechos contemplados com os novos radares estão:
Rodovia Dr. Manoel Hyppolito Rego (Rio-Santos): 25 radares distribuídos entre Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião;
Rodovia Oswaldo Cruz: 10 novos pontos de fiscalização, sendo quatro com velocidade limitada a 40 km/h;
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro: sete equipamentos, incluindo dois com limite reduzido;
Rodovias Monteiro Lobato e Nilo Máximo: que cortam áreas urbanas de São José dos Campos e Jacareí.
Além de controlar a velocidade, os dispositivos também têm recursos tecnológicos para:
Realizar a contagem automática dos eixos dos veículos, contribuindo para estatísticas sobre o volume de tráfego;
Transmitir informações em tempo real à central de monitoramento do DER, possibilitando resposta rápida em situações críticas.
O órgão estadual explicou que a adoção de limites mais baixos, como 40 km/h, busca preservar vidas, sobretudo em áreas com curvas perigosas, alta densidade urbana ou presença recorrente de fauna local. “Esse limite reduzido é aplicado em locais onde há risco elevado de acidentes em função da geometria da via ou do convívio com pedestres e ciclistas”, informou o departamento.













Deixe um comentário