Nossa Gente

    Vidas Secas

    Reli, recentemente, o livro ´´Vidas Secas“, considerado por muitos críticos literários como a obra-prima de Graciliano Ramos. Esse romance fala de uma realidade que estamos vivendo atualmente, como consequência do aquecimento global.

    Publicada em 1938, a obra do romancista alagoano aborda as vicissitudes de uma família de retirantes nordestinos, fugindo da inclemente seca e do abandono social a que estava exposta, como refugiados do clima semiárido brasileiro.

    A ONU declarou recentemente que milhões de pessoas, em várias partes do mundo, devem migrar e emigrar de seus lares e países por causa de fenômenos como a seca.  São refugiados ambientais, tais como os personagens criados por Graciliano.  O fantasma da seca agora volta a assombrar o Brasil, ameaçando regiões que não a conheciam. As queimadas nos campos e florestas; erosão em terras até então produtivas; quedas nos níveis das águas dos rios, ameaçando a fauna e a navegação, já ocorrem em nosso país.

    Esses problemas não são recentes. Há muito se fala nas ameaças e consequências possíveis do aquecimento global, mas somente agora o problema é levado a sério. Ainda assim, não faltam os negacionistas. Nosso lindo planeta azul corre o risco de tornar-se um Titanic, onde todos se divertiam alegremente pouco antes da tragédia.

    Se a humanidade não repensar seus conceitos de progresso e desenvolvimento enquanto ainda é tempo – se é que já não passou da hora -, será inútil pensar em plano B. No nosso caso, não existe planeta B.

     

    Por Gilberto Silos

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Nossa Gente

    Não é falta de controle: é sobrecarga neurológica: Mais intenso em pessoas com Autismo.

    A irritação raramente surge do nada. Na maioria das vezes, ela é...

    Nossa Gente

    A advocacia como pulmões da sociedade democrátrica

    Desejo neste breve artigo ressaltar a importância da advocacia na efetiva defesa...

    Nossa Gente

    A Imagem da Suprema Corte

    Na decisão da Supercopa-2026 entre Corinthians e Flamengo, o ministro do STF, Alexandre...

    Nossa Gente

    Ponto de Acesso: Onde a acessibilidade se torna estratégia

    Gerar conteúdo sobre acessibilidade no Brasil ainda é um desafio muito grande....