A partir de julho de 2025, a Via Dutra terá um novo sistema de cobrança eletrônica, o Free Flow, que calculará o valor conforme o trecho percorrido. A informação foi confirmada por Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR Rio-SP, e será aplicada no trecho da Região Metropolitana de São Paulo, entre os quilômetros 205 (Arujá) e 230 (São Paulo).
O sistema contará com 21 pórticos de cobrança automática, posicionados de forma estratégica para tarifar apenas os condutores que optarem pela faixa expressa da rodovia. As faixas laterais permanecerão sem custo. Para orientar os motoristas, painéis eletrônicos mostrarão os valores do pedágio para diferentes destinos, como a Avenida Tiradentes, em Guarulhos, e o Aeroporto Internacional.
Tarifas variáveis
Um dos principais destaques do pedágio eletrônico na Dutra será a implementação de tarifas variáveis, que mudarão de acordo com a demanda. Em horários de maior movimento, o valor será mais alto para reduzir o número de veículos na faixa expressa. Já nos períodos de menor tráfego, o custo será menor para estimular o uso da via.
A iniciativa tem como objetivo melhorar o fluxo de tráfego na rodovia, oferecendo aos motoristas a escolha entre uma faixa expressa mais ágil, porém paga, ou a faixa lateral gratuita. Vale ressaltar que quem continuar a viagem e passar pelo pedágio convencional de Arujá não será impactado por essa novidade.














Deixe um comentário