Estação teve início neste domingo (21/12), marcado pelo solstício de verão, e deve ser influenciada pela Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul, segundo previsão meteorológica
O verão começou oficialmente neste domingo (21/12), às 12h03 (horário de Brasília), trazendo a expectativa de temperaturas mais elevadas do que o normal e volumes de chuva abaixo da média em boa parte do Brasil. A estação mais quente do ano segue até as 11h45 do dia 21 de março de 2026 e será marcada por mudanças rápidas no tempo, como calor intenso e irregularidade nas precipitações.
Além de inaugurar o verão, o domingo coincide com o solstício de verão, fenômeno astronômico que marca o dia mais longo do ano no hemisfério sul, com maior duração de luz solar em relação à noite. A partir desse período, os dias começam gradualmente a encurtar até o solstício de inverno, em junho do próximo ano.
De acordo com o ClimaTempo, o comportamento do clima neste verão também será fortemente influenciado pela Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), sistema atmosférico permanente localizado entre a América do Sul e a África, caracterizado pela circulação de ventos que dificulta a formação de grandes áreas de instabilidade.
Quando a ASAS se posiciona mais próxima do continente, como é esperado para este verão, o efeito direto é a redução das chuvas em regiões do Sudeste, parte do Centro-Oeste e do Nordeste. Esse bloqueio atmosférico favorece períodos mais secos, calor persistente e a ocorrência de veranicos, sequências de vários dias com temperaturas elevadas e pouca ou nenhuma chuva.













Deixe um comentário