Revista

    Veja apaga matéria sobre relação dos bancos com fraudes do INSS

    Reportagem citava encontro de investigadores com Barroso, Fachin e ministro da CGU

    A revista Veja publicou na sexta-feira passada (23) uma reportagem sobre o envolvido de bancos no escândalo de fraudes no INSS, mas apagou a publicação horas depois, citando, inclusive uma reunião realizada entre os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Vinícius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU).

    Nessa reunião, ainda segundo a reportagem da Veja, investigadores da Polícia Federal teriam afirmado que, se a apuração sobre os empréstimos consignados sem autorização dos aposentados avançasse, “não pararia banco de pé”.

    Pelo menos 91 instituições financeiras receberam autorização para operar crédito consignado com aposentados e pensionistas do INSS por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) entre os anos de 2020 e 2025. Essas empresas utilizavam o mesmo modelo usado pelas entidades investigadas no esquema que desviou bilhões de forma irregular dos benefícios da Previdência Social.

    Até o momento, a Veja não explicou porque a reportagem foi deletada, gerando grande repercussão nas redes sociais sobre as possíveis razões da revista retirar do ar uma matéria com um tema tão relevante. A reportagem pode ser acessada via Archive.Today.

    A associação de grandes bancos com esquemas irregulares foi citada por outros veículos de imprensa, como o Metrópoles, que citou os bancos BMG e C6 Bank como as instituições financeiras com muitos processos relacionados a irregularidades nas investigações feitas pela PF.

    Parte dos casos são de empréstimos não autorizados sendo descontados do benefício de aposentados e pensionistas do INSS. Mensalidades associativas não autorizadas também aparecem na lista de reclamações.

    Outro tipo de reclamação são as cobranças dos chamados cartões de crédito consignado, nas quais, mesmo sem utilizar o cartão de crédito ou ao menos desbloqueá-los, o aposentando tem parte do seu benefício descontado mensalmente.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Revista

    Álbum da Copa do Mundo de 2026 terá 980 figurinhas, 112 páginas e cores especiais aos brasileiros

    Estima-se que para preencher todos os espaços de jogadores e técnicos os...

    Revista

    Evento do Sinhores debate efeitos da Reforma Tributária em bares e restaurantes

     Iniciativa realizada em parceria com o Sebrae e Assecon, vai analisar reflexos...

    Revista

    Salas lotadas e emoção marcam as estreias de “Onde o Tempo Faz a Curva” em Santa Branca e Jacareí

    As primeiras exibições públicas do telefilme Onde o Tempo Faz a Curva...

    Revista

    City TV Brasil – Georges Assaad

    Diretor do Procon, Georges Assaad é o entrevistado do Programa Pauta Livre...