Revista

    Vale ganha museu a céu aberto a partir do dia 18

    Em projeto de artes visuais, CAEB amplia linguagens da cultura na região e figura como alternativa de passeio que une arte e natureza; Até dia 30 seis novos artistas podem se inscrever em novo ciclo de Residências Artísticas.

    Com oito anos de atuação na região, marcados por atividades socioambientais e na área musical, o CAEB (Centro Ambiental e Artístico-Cultural Edoardo Bonetti), no bairro Torrão de Ouro, em São José dos Campos, abre as portas no domingo, dia 18, em três sessões  gratuitas, entre 10h e 14h, para a visitação às instalações a céu aberto nomeadas “Arqueologia do Presente”, fruto da primeira Residência Artística, com três artistas selecionados no projeto de artes visuais, Arco – Arte Compartilhada, o maior no segmento na região. Interessados devem acessar as redes socias da entidade ( www.instagram.com/caebsjc) e reservar o ingresso gratuitamente, válido por carro, evitando congestionamento no local. A visita terá em torno de uma hora, com circulação pelas trilhas e obras. Na sessão entre 10h e 11h haverá tradutora e intérprete em Libras.

    Presente

    Arqueologia do Presente apresenta artistas cujas pesquisas abordam corpo, paisagem, memória e tempo. “Suas propostas reconhecem o território do Vale do Paraíba como agente ativo que atravessa, provoca e transforma o fazer artístico”, sintetiza a curadora, Pitiu Bomfin.
    Para Francela Carrera, guatemalteca radicada no Brasil, mentora do ARCO , Douglas Reis, de Jacareí, “desenvolve uma instalação que articula arquitetura, paisagem e convivência”. Em Corpo-casa, uma estrutura aberta e permeável ao vento, à luz e ao tempo se apresenta como morada sensível: um espaço que acolhe relações e amplia a percepção do corpo em diálogo com o ambiente.
    Já a joseense Duda Prado, na sua proposta Presença como Travessia, com instalações de voal, cria espaços de silêncio e contemplação. “aquí a proposta ao público é uma desaceleração, convidando-o a experimentar a passagem entre interior e exterior como gesto de escuta do próprio corpo e da paisagem ao redor”, completa.
    Fabián Alonso, que também vive em São José, inspirou-se em sítios arqueológicos da região e apresenta em Abrigo – Huáça esculturas que funcionam como cápsulas de tempo, construída com fragmentos cerâmicos, que revisita o ato ancestral de guardar memórias no solo ou nas árvores. “Articula-se formas que convidam a refletir sobre o que permanece, o que é revelado e o que se inscreve no território”, finaliza Francela.
    As três propostas evidenciam a potência de uma residência situada na cidade, “Neste tipo de programa, silêncio, tempo, processo e obra se entrelaçam. Corpo, natureza e história formam um território partilhado, no qual pensar, criar e conviver tornam-se práticas inseparáveis”, diz Pitiu.
    “Estamos felizes com a temporada inaugural da Residência ARCO, pois reafirma o CAEB como espaço de experimentação e formação artística,  um modelo que já replicamos de forma inovadora no ramo musical”, soma Dra Ema Bonetti, fundadora e presidente da entidade.

    “Consolidamos também uma rede que une artistas, comunidade e paisagem em um mesmo arco, que se expande e mira futuras edições, imaginando novos modos de habitar o Vale do Paraíba”, completa Pitiu, que anuncia nova chamada aos artistas da região.

    Futuro
    Artistas visuais maiores de 18 anos, das cidades de São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Jacareí, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Caraguá e Ubatuba devem acessar o edital aqui ou nas redes sociais do CAEB (@caebsjc) e podem remeter até duas propostas de site specific ou instalações até dia 30 de Janeiro, com a possibilidade de uma ser contemplada. Além de um cachê de R$ 7 mil, cada artista contará com verba para produção, mentoria, curadoria e registros da imersão. Qualquer dúvida deve ser remetida ao canal oficial do projeto: caeb.arco.contato@gmail.com

    “Minha dica é uma leitura minuciosa do edital e o uso do canal de apoio criado para sanar dúvidas, evitando erros simples desclassificatórios. Além disso, aproveitar a oportunidade de visitação e eventos no CAEB para conhecer o local, se inspirar”, destaca Paulo Henrique Rosa, da Galeria Poente, responsável pela produção cultural do ARCO.

    Ponto Cultural
    Com recentes reconhecimentos públicos – no Festival Cidade da Cultura e pelo título de Embaixadora Honorária da Cultura de São José dos Campos -, na figura de sua fundadora e presidente, Dra Ema Bonetti, o CAEB contou com recursos do Programa de Ação Cultural – PROAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, para realização do ARCO, que revigora a atenção às artes visuais da organização sem fins lucrativos e fomenta processos de criação e pesquisa, estimulando o intercâmbio entre artistas, público e território. Com foco em sustentabilidade, diversidade e acessibilidade, o projeto prevê – ainda este ano – outras 12 oficinas e ações formativas gratuitas para a comunidade e novas visitações após as seis residências artísticas.

    Serviço
    Arqueologia do Presente

    Visitação às obras a céu aberto com trilha
    Data: Domingo, 18 de dezembro
    Ingressos gratuitos, válidos por carro:

    das 10h às 11h
    https://tinyurl.com/62d9uz8x
    as 11h30 às 12h30
    https://tinyurl.com/5euc54ep
    das 13h às 14h
    https://tinyurl.com/mpv3vceb

    Local: Centro Ambiental e Artístico-Cultural Edoardo Bonetti – CAEB
    Estrada Dr Bezerra de Menezes, 1250 – Torrão de Ouro – SJCampos/SP

    Chamada para Residência Artística
    Até 30 de Janeiro | Seis vagas | Edital aqui ou no link da bio do Instagram @caebsjc
    Informações à Imprensa: Talita Melo
    talita.melo1@gmail.com | 12 99180-6219

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Revista

    Álbum da Copa do Mundo de 2026 terá 980 figurinhas, 112 páginas e cores especiais aos brasileiros

    Estima-se que para preencher todos os espaços de jogadores e técnicos os...

    Revista

    Evento do Sinhores debate efeitos da Reforma Tributária em bares e restaurantes

     Iniciativa realizada em parceria com o Sebrae e Assecon, vai analisar reflexos...

    Revista

    Salas lotadas e emoção marcam as estreias de “Onde o Tempo Faz a Curva” em Santa Branca e Jacareí

    As primeiras exibições públicas do telefilme Onde o Tempo Faz a Curva...

    Revista

    City TV Brasil – Georges Assaad

    Diretor do Procon, Georges Assaad é o entrevistado do Programa Pauta Livre...