Um dia após o Governo de São Paulo declarar estado de emergência por causa do avanço da dengue, municípios do Vale do Paraíba continuam enfrentando desafios para aumentar a cobertura vacinal contra a doença. A vacina, disponível desde o ano passado para jovens de 10 a 14 anos, ainda não atingiu a adesão esperada.
São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, juntas, têm 78.495 pessoas nessa faixa etária, mas menos da metade foi imunizada até agora. Essas cidades concentram a maior parte dos casos confirmados de dengue na região, com cinco óbitos registrados, sendo quatro em Jacareí.
Com o crescimento dos casos em todo o país, o Ministério da Saúde permitiu o uso de vacinas perto do vencimento para pessoas fora do público-alvo inicial e autorizou a redistribuição das doses para outras localidades. No entanto, as prefeituras de Jacareí, Taubaté e São José dos Campos afirmaram que não vão expandir a vacinação, já que as doses disponíveis têm validade até 2026.
Enquanto isso, os municípios intensificam medidas preventivas, como visitas a residências, nebulização, mutirões de limpeza e campanhas de conscientização. Em Jacareí, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de funcionamento das unidades Jardim das Indústrias e Santa Cruz dos Lázaros. A cidade também deve começar a utilizar drones para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti em áreas de difícil acesso.














Deixe um comentário