SJC

    Uso de Armas de Fogo Representa Quase Metade dos Homicídios em São José dos Campos em 2024

    Conforme dados do Anuário de Homicídios da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios (Deic), armas de fogo estiveram presentes em 47,8% dos homicídios registrados em São José dos Campos ao longo de 2024, totalizando 11 ocorrências. No geral, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) contabilizou 23 homicídios na cidade durante o ano.

    Após as armas de fogo, os meios mais comuns utilizados nos assassinatos foram os instrumentos contundentes, com 4 casos (17,4%), seguidos de agressões físicas e uso de armas brancas, ambos com 2 registros (8,7%) cada. Do total, 87% dos casos foram elucidados ou tiveram autoria identificada, enquanto 8,7% ainda seguem sob apuração.

    A maior parte dos crimes ocorreu na jurisdição do 6º Distrito Policial, localizado na Zona Leste da cidade. Quanto aos horários, a faixa entre 18h01 e 00h00 concentrou o maior número de ocorrências (8 casos), seguida pelos períodos de 00h01 às 08h00 (6 casos), 12h01 às 18h00 (5 casos) e 08h01 às 12h00 (4 casos).

    Locais e Perfis das Vítimas

    As vias públicas foram os locais com maior incidência de homicídios, somando 13 ocorrências (56,5%), seguidas de residências (7 casos – 30,4%) e estabelecimentos comerciais (2 casos – 8,7%). A maior parte das vítimas era do sexo masculino (16), enquanto seis mulheres foram assassinadas no mesmo período.

    A faixa etária predominante entre as vítimas foi de 35 a 39 anos. Em relação à cor/raça, 73,9% das vítimas eram brancas (17 pessoas), 17,4% pardas (4 casos) e uma vítima preta (4,43%).

    Causas dos Homicídios

    Grande parte dos assassinatos teve origem em conflitos pessoais, envolvendo tanto pessoas conhecidas quanto desconhecidas das vítimas. As situações variam desde desentendimentos e brigas em ruas, bares, residências, comércios, trânsito, entre outros.

    Panorama Geral

    Segundo levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, São José dos Campos registrou 23 homicídios absolutos em 2024, número considerado baixo entre cidades com população acima de 500 mil habitantes.

    A Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece como aceitável uma taxa de até 10 homicídios por 100 mil habitantes. Em comparação, a média nacional é de 18,20, enquanto o estado de São Paulo apresenta 5,65 e São José dos Campos se mantém abaixo, com 3,28 por 100 mil habitantes.

    Informações via CBNVale

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Viaduto Bandeirante será interditado a partir de 8 de dezembro

    A CCR RioSP informa que a interdição do Viaduto Bandeirante, no Jardim...

    SJC

    Homem é agredido e atacado por pitbull após suspeita de furto em São José

    Na noite desta terça-feira (2), por volta das 19h30, um homem acabou...

    SJC

    São José participa de encontro latino-americano de segurança

    Primeira Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, São José dos Campos...

    SJC

    Revitalização da UBS Vila Nair avança na região sul

    A UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Vila Nair está passando por...