Vale & Região

    Ubatuba: Projeto de Educação Ambiental potencializa a aprendizagem das crianças

    Por meio de uma parceria entre a Faz Educação & Tecnologia e a Secretaria de Educação, alunos do 2º, 3º e 4º mergulharam em um universo ainda desconhecido para muitos.

    A proteção e a gestão sustentável principalmente nas cidades turísticas e com grande biodiversidade são fundamentais para garantir a qualidade de vida das pessoas, a saúde dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável, portanto, toda a sociedade precisa se mobilizar.

    A inovação é um dos pilares dos projetos desenvolvidos pela Faz Educação & Tecnologia, com o intuito de sensibilizar as novas gerações. E na Semana do Meio Ambiente, uma iniciativa implementada em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Educação, comemora os resultados positivos na rede pública de ensino.

    O projeto denominado “Educação Ambiental em Ação: Aprendizagens que Florescem com o Território e a Tecnologia”, voltado para alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental proporcionaram uma imersão em experiências significativas por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica. As ações foram cuidadosamente planejadas para promover, por meio da tecnologia e da interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a região em que vivem, com foco na valorização e preservação do meio ambiente.

    Para os alunos do 2º ano, o módulo “Vida nas águas: Explorando Ambientes Aquáticos e seus Habitantes” abriu caminhos para o encantamento e a investigação da biodiversidade marinha. Vivendo em uma cidade costeira, os estudantes foram incentivados a observar e pesquisar os animais que habitam os rios e oceanos ao seu redor. Com o apoio do iPad, eles desenvolveram habilidades de leitura, escrita, pesquisa e ilustração, culminando na criação de um livro interativo coletivo sobre os seres marinhos. Além de aprender sobre as espécies e seus habitats, os alunos refletiram sobre a ação humana nos ecossistemas aquáticos e a importância da sua preservação.

    No 3º ano, os olhares se voltaram às paisagens e riquezas naturais de Ubatuba com o módulo “Explorando as Maravilhas de Ubatuba: Conhecendo Nossas Praias”. Integrando geografia, história, cultura e meio ambiente, os estudantes investigaram diversas praias da cidade, explorando suas particularidades e aprendendo sobre a importância ecológica desses espaços. Com o uso de aplicativos educativos, eles produziram registros visuais, descritivos e informativos, organizando os dados coletados em um livro colaborativo. A proposta também fomentou a consciência ambiental e o pertencimento local, estimulando práticas sustentáveis e o protagonismo juvenil.

    Já os alunos do 4º ano se envolveram em uma ação de caráter investigativo e aventureiro: “Roteiro de Aventura – Explorando os Pontos Turísticos de Ubatuba”. A proposta levou as crianças a descobrirem os principais atrativos turísticos da cidade, como cachoeiras, trilhas, monumentos históricos e reservas naturais. Ao documentarem suas descobertas em produções multimodais — com fotos, vídeos e textos informativos —, os estudantes desenvolveram competências de múltiplas áreas do conhecimento, ampliando sua visão sobre o turismo responsável, o cuidado com o patrimônio local e o papel de cada um na preservação da identidade e da natureza da cidade.

    “Ao longo dessas ações, ficou evidente que o uso intencional da tecnologia, aliado à exploração do território e à pesquisa ativa, potencializa a aprendizagem das crianças. Os projetos não apenas ampliaram o repertório cultural e ambiental dos alunos, mas também os convidaram a olhar com mais atenção, cuidado e orgulho para o lugar onde vivem. Os aprendizados vivenciados pelas crianças de Ubatuba nos mostram que a educação ambiental começa com o reconhecimento do valor do que está próximo. Ensinar sobre o meio ambiente é também ensinar a cuidar da própria casa — e esses projetos, ao conectarem conhecimento, sensibilidade e inovação, são uma prova viva de que é possível formar cidadãos mais conscientes, atuantes e responsáveis desde os primeiros anos escolares”, comenta o Coordenador de Operações Educacionais, David Berto.

     

    Informações:

    Parceria Agência Maria Fumaça e Comunicaê
    Patrícia Lima (assessora de imprensa)
    Contato: 12 997866261

     

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Vale & Região

    Corpo de jovem desaparecido na represa do Jaguari é encontrado após quatro dias

    Na tarde desta quarta-feira (3), o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo...

    Vale & Região

    Idosa passa mal em trilha de Ubatuba e é resgatada pelos bombeiros

    Equipes de salvamento de Ubatuba foram acionadas após uma mulher sofrer um...

    Vale & Região

    Foragido condenado por homicídio em MG é preso em Caraguatatuba

    Uma ação da Polícia Militar de Caraguatatuba terminou com a prisão de...

    Vale & Região

    Bombeiros continuam buscas por jovem desaparecido na represa do Jaguari

    As buscas por um jovem de cerca de 20 anos, desaparecido após...