O Vale do Paraíba já soma três casos suspeitos de intoxicação por metanol, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Dois dos pacientes são de São José dos Campos e um de Jacareí.
Na sexta-feira (3), o Ministério havia divulgado o primeiro caso suspeito em São José dos Campos. A Prefeitura informou que a paciente é uma mulher de 47 anos, moradora da cidade, mas que trabalha em Minas Gerais. Ela passou mal após ingerir gin em uma cidade mineira, recebeu alta médica e se recupera em casa. O estado de saúde do segundo paciente de São José ainda não foi divulgado.
Em Jacareí, o caso suspeito envolve um homem de 26 anos, morador do Jardim Bela Vista. Segundo a Prefeitura, ele ingeriu cachaça e apresentou sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como náusea, vômitos e dor abdominal. O paciente procurou atendimento na UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz na sexta-feira (3) e foi transferido para a UTI da Santa Casa, onde permanece internado em estado estável.
Ainda conforme o município, todas as medidas médicas de contenção foram adotadas. Uma equipe chegou a buscar o antídoto para metanol na capital paulista, mas não houve necessidade de aplicação até o momento. A confirmação laboratorial da presença da substância será feita pelo laboratório de referência da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pelas análises toxicológicas.
Situação nacional
O Ministério da Saúde informou neste sábado (4) que o Brasil registra 195 notificações de intoxicação por metanol associadas à ingestão de bebidas alcoólicas. Desse total, 14 casos foram confirmados e 181 ainda estão em investigação.
O estado de São Paulo concentra 162 notificações, sendo 14 confirmadas e 148 sob análise. Também há registros nos seguintes estados:
Pernambuco: 11 casos
Mato Grosso do Sul: 5
Paraná: 3
Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul: 2 casos cada
Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro e Paraíba: 1 caso cada
Até o momento, 13 mortes foram notificadas — 1 confirmada em São Paulo e 12 em investigação, sendo 7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 na Bahia e 1 no Mato Grosso do Sul.
Alerta de emergência
A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave, pois a substância, quando ingerida, é metabolizada em compostos altamente tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira ou morte.
Os principais sintomas incluem visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e mal-estar generalizado.














Deixe um comentário