Vale & Região

    Taubaté soma mais de 2 mil novas vagas de emprego na indústria em 3 anos

    O setor industrial de Taubaté apresentou saldo positivo de empregos pelo terceiro ano consecutivo. De 2022 a 2024, a cidade somou 2.111 novas vagas no setor. Desse total, 1.769 postos de trabalho foram no ramo metalúrgico, com destaque para a cadeia automotiva. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

    O resultado demonstra uma recuperação consistente no nível de emprego na indústria. Em 2022, o saldo entre contratações e demissões foi de 255 vagas. No ano seguinte, esse número saltou para 930. E em 2024 foram mais 926 postos de trabalho, somando um total de 2.111 vagas em três anos.

    Uma dessas vagas foi conquistada por Lorrane de Oliveira, de 23 anos. “Estava desempregada e em busca de uma oportunidade, que consegui em 2024 ao ingressar na Volkswagen (VW), onde hoje atuo na montagem final”, contou Lorrane.

    O economista e supervisor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Fernando Lima, explicou que o desempenho do emprego em Taubaté acompanhou os resultados positivos verificados em âmbito nacional.

    “Só para se ter noção, o faturamento da indústria brasileira registrou o maior crescimento dos últimos 14 anos, além de ter batido o recorde de exportações do segmento”, explicou Fernando Lima.

    A perspectiva é de que a criação de vagas na indústria continue em alta neste início de 2025. De acordo com o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté), Claudio Batista, o Claudião, os investimentos da Volkswagen (VW) terão impactos positivos na geração de empregos.

    “A montadora já contratou 260 profissionais para a produção do VW Tera, o novo carro da marca que está sendo fabricado em Taubaté e será lançado em março. Nossa expectativa é de que o veículo seja mais um sucesso de mercado, refletindo em melhorias para os trabalhadores e gerando mais empregos”, declarou Claudião.

    O processo seletivo ocorreu no final de 2024 e os trabalhadores estão iniciando as atividades na produção gradativamente. Em fevereiro, um grupo de 26 funcionários começou a trabalhar na fábrica. A previsão é de que todos os recém-contratados estejam atuando na planta até março.

    Neoindustrialização
    Além dos investimentos específicos da Volks no Brasil, o presidente do Sindmetau destacou os programas do Governo Federal para a retomada da indústria no país.

    “Os programas Nova Indústria Brasil (NIB) e o Mover foram essenciais para o projeto de reindustrialização do nosso parque industrial, que necessitava de políticas públicas para voltar a ter competitividade. Todo país desenvolvido tem uma indústria forte”, afirmou.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Vale & Região

    Corpo de jovem desaparecido na represa do Jaguari é encontrado após quatro dias

    Na tarde desta quarta-feira (3), o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo...

    Vale & Região

    Idosa passa mal em trilha de Ubatuba e é resgatada pelos bombeiros

    Equipes de salvamento de Ubatuba foram acionadas após uma mulher sofrer um...

    Vale & Região

    Foragido condenado por homicídio em MG é preso em Caraguatatuba

    Uma ação da Polícia Militar de Caraguatatuba terminou com a prisão de...

    Vale & Região

    Bombeiros continuam buscas por jovem desaparecido na represa do Jaguari

    As buscas por um jovem de cerca de 20 anos, desaparecido após...