A Prefeitura de Taubaté confirmou, nesta quinta-feira (24), a primeira morte por febre amarela registrada em 2025. A vítima é um homem de 68 anos, morador do bairro Pedra Grande. Segundo as autoridades de saúde, o local provável de infecção foi a zona rural, onde ele exercia atividades profissionais.
O caso foi identificado pela equipe de Vigilância Epidemiológica e teve confirmação laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz. Este é o primeiro registro da doença na cidade desde 2018, ano em que uma morte e três infecções em primatas foram confirmadas.
Em resposta ao caso, a administração municipal ampliou as ações de vacinação contra a febre amarela, principalmente nas áreas rurais que pertencem à área de cobertura da unidade de saúde do bairro Monjolinho. A vítima, de acordo com a prefeitura, não havia sido imunizada contra a doença.
O município reforça o alerta para que todos os moradores, em especial os que residem próximos a áreas de mata ou em regiões rurais, verifiquem se estão com a vacinação em dia. Quem ainda não recebeu a dose deve procurar a unidade de saúde mais próxima.
Sobre a febre amarela:
A febre amarela é causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. A doença não é contagiosa entre pessoas.
Os principais sintomas incluem:
Febre repentina;
Calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Dores musculares, especialmente nas costas;
Mal-estar geral;
Náuseas e vômitos;
Fadiga e sensação de fraqueza.













Deixe um comentário