Vale & Região

    Tartaruga marcada em Ubatuba há 24 anos é reencontrada desovando em Fernando de Noronha

    Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), marcada pelo Projeto Tamar em 2001 ainda jovem em Ubatuba (SP), no Litoral Norte de São Paulo, foi reencontrada 24 anos depois, já adulta, desovando na Praia da Quixabinha, em Fernando de Noronha (PE).

    Esse reencontro é considerado um marco na história da conservação marinha no Brasil, segundo o Tamar. É a primeira vez que a fundação registra uma tartaruga marcada em uma área de alimentação (Ubatuba) e, décadas depois, identificada em uma área de reprodução (Fernando de Noronha).

    Marca metálica inserida na tartaruga em 2001 em Ubatuba

    A tartaruga foi marcada em janeiro de 2001, após ser capturada acidentalmente por pescadores na Praia do Camburi, em Ubatuba. Na época, pesava 13 kg e media 49 cm de carapaça. Recebeu duas marcas metálicas e foi solta no mar. Agora, foi reavistada com 103 cm – mais que o dobro do tamanho original – desovando no arquipélago de Noronha.

    Curiosidade: A distância em linha reta pelo mar entre Ubatuba (SP) e Fernando de Noronha (PE) é de aproximadamente 2.567 quilômetros. O Tamar começou seus trabalhos em Ubatuba em 1991, enquanto em Fernando de Noronha, as atividades de pesquisa tiveram início em 1984, com o Centro de Visitantes inaugurado em 1996.

    Segundo o Tamar, esse registro reforça a relevância do monitoramento feito em Ubatuba, onde o projeto atua há mais de 30 anos. Com a colaboração de pescadores, mais de 12 mil tartarugas já foram marcadas e liberadas no oceano. Além de confirmar a origem de parte das tartarugas-verdes juvenis no litoral brasileiro, esses dados trazem informações valiosas para a ciência, como a durabilidade das marcas de aço inoxidável, comprovando a eficácia desse método em pesquisas de longo prazo.

    Estudar essas criaturas longevas e de ciclo de vida complexo – que habitam diferentes zonas oceânicas – exige pesquisas prolongadas, com metodologia padronizada e compartilhamento de dados. O reencontro também atestou a resistência das marcas e a eficiência da técnica em estudos de décadas.

    Esse emocionante reencontro não foi o único registro recente do Tamar. Outra tartaruga-verde, marcada em 2010 na Praia do Forte (BA), foi identificada desovando em Fernando de Noronha. Quando marcada, há 14 anos, media 79 cm e ainda era jovem. A Praia do Forte é a principal área de desova de tartarugas-de-pente no Brasil e também abriga outras três espécies de tartarugas marinhas, além de ser uma importante zona de alimentação para tartarugas-verdes.

    Com esses registros, amplia-se o entendimento sobre as rotas migratórias da espécie e a conexão entre diferentes regiões costeiras do Brasil. Para o Tamar, é a natureza mostrando seus elos: Ubatuba, Praia do Forte e Fernando de Noronha unidos pelas jornadas dessas tartarugas.

    A idade exata desses animais é incerta, mas sabe-se que a Chelonia mydas pode levar mais de 30 anos para atingir a maturidade reprodutiva. Estudos genéticos dos anos 90 revelaram que as tartarugas-verdes de Ubatuba pertencem a um “estoque misto”, incluindo indivíduos juvenis de várias origens no Atlântico – a maioria nascida na Ilha de Ascensão (a meio caminho entre Brasil e África), e outras vindas de Trindade (ES), Atol das Rocas (RN), Suriname, Venezuela e até Caribe.

    Fotos: Tamar

    Informações via noticiasdaspraias

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Vale & Região

    Câmara de Taubaté aprova homenagem a Cid Moreira com nome de avenida

    A Câmara Municipal de Taubaté aprovou, em primeira votação realizada nesta terça-feira...

    Vale & Região

    Adolescente de 15 anos desaparece após afogamento em Juquehy

    Equipes de salvamento seguem mobilizadas desde a última segunda-feira (9) após um...

    Vale & Região

    Sete cidades do Vale e Litoral Norte entram em alerta moderado para deslizamentos

    O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou...

    Vale & Região

    Suspeito é preso após ameaças e confronto em mercado de Taubaté

    Um indivíduo de 37 anos acabou detido em flagrante na manhã desta...