SJC

    SJC lidera a desburocratização no Brasil

    São José dos Campos assumiu a liderança nacional em desburocratização ao atualizar e ampliar o conjunto de atividades econômicas classificadas como de baixo risco para funcionamento.

    Com a publicação do Decreto nº 20.113/2025, o município passou a liberar 1.213 atividades do CLI (Certificado de Licenciamento Integrado), documento que representa a última etapa do processo de regularização de empresas. Quando dispensado, permite que o empreendedor inicie suas operações de forma imediata.

    A medida coloca São José à frente de diversas capitais e grandes centros urbanos, reforçando o compromisso da cidade em garantir um ambiente de negócios mais ágil, seguro e competitivo.

    Com a nova regra, esses CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) passam a ser dispensados da fase final do processo, o CLI.

    Isso significa que estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes; salões de beleza (cabeleireiros, manicure e pedicure); escritórios de arquitetura e engenharia; clínicas odontológicas; laboratórios de análises clínicas; escolas e cursos livres; oficinas de manutenção; comércio varejista de cosméticos e produtos de higiene; estúdios de fotografia; academias; atividades de design; agências de viagens; serviços de limpeza, entre outros, podem operar de imediato.

    O avanço beneficia empreendedores de segmentos como comércio, serviços, tecnologia, logística, agricultura e economia criativa, que passam a contar com um processo de regularização mais simples, rápido e previsível.

    A iniciativa integra um conjunto de ações de modernização administrativa que inclui a digitalização de serviços, a revisão de normas e o fortalecimento da segurança jurídica.

    Sala do Empreendedor funciona no 4º andar do Paço Municipal | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

    Sala do Empreendedor

    A coordenação desse trabalho é realizada pela Sala do Empreendedor, que atua na orientação e no suporte aos negócios da cidade.

    A Sala do Empreendedor é um serviço municipal dedicado a facilitar a vida de quem empreende. Ela oferece atendimento especializado para abertura de empresas, regularização, orientação sobre legislação, acesso a serviços digitais, além de articulação direta com outros órgãos públicos.

    Sua função é reduzir entraves, agilizar processos e garantir que empreendedores tenham clareza e segurança para iniciar ou expandir suas atividades.

    A Sala do Empreendedor funciona no 4º andar do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h30, mediante distribuição de senhas.

    O serviço de apoio aos empreendedores em São José também possui um posto avançado no distrito de São Francisco Xavier, localizado na Rua XV de Novembro, 900. Tel. (12) 3926-1790.

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3947-8478 ou e-mail salaempreendedor@sjc.sp.gov.br

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Homem de 61 anos é preso por importunação sexual em ônibus de São José

    Um homem de 61 anos foi detido em flagrante na tarde de...

    SJC

    PAT abre 540 vagas de emprego para esta segunda

    O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos...

    SJC

    Integração multiprofissional marca o 1º Simpósio de Pediatria

    O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de...

    SJC

    CSI e PM capturam suspeitos de roubo no sul de Minas

    Tecnologia de ponta, integração de sistemas e forças de segurança, agilidade e...