Vale & Região

    Setor da construção gera mais 1.000 vagas de emprego no Vale em 2025

    CBIC aponta que geração de vagas no setor da construção segue aquecida

    O setor da construção já passa de 1.000 vagas de emprego geradas no Vale do Paraíba em 2025. Os dados são do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), um sistema que monitora mensalmente a movimentação nos postos de trabalho.

    No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o setor da construção realizou 9.235 contratações contra 8.167 demissões. Dessa forma, o saldo de vagas foi de 1.068 empregos nas 39 cidades da região.

    Construtora contratou 143 funcionários neste ano, sendo 15 na RMC

    O resultado sinaliza uma recuperação no nível de emprego da construção civil no Vale do Paraíba. Isso porque, em 2024, o balanço entre admissões e desligamentos apontou fechamento de 128 postos de trabalho no setor na região.

    A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) avalia que a abertura de empregos deve continuar em alta em 2025. Essa projeção leva em conta que os lançamentos feitos pelas construtoras em 2023 e 2024 garantem atividade nos canteiros por até três anos.

    “Nosso processo produtivo é longo. Então, a tendência é que o mercado de trabalho do setor continue aquecido”, explica Ieda Vasconcelos, economista-chefe da CBIC. Além disso, as obras de infraestrutura também têm refletido positivamente no nível de emprego do setor.

    Construtora

    Empresa está com 92 vagas de emprego abertas em quatro regiões do estado

    O momento positivo é confirmado por empresas da região. A construtora Sousa Araujo, por exemplo, já contratou 143 novos funcionários em 2025. Desse total, 66 foram admitidos para atuar em cidades do Vale do Paraíba. Na região, o grupo conta com empreendimentos em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí.

    Segundo a construtora, as admissões são reflexo do maior volume de lançamentos e obras. “Vamos lançar 5 mil unidades habitacionais até o fim do ano e estamos com 8 mil em andamento, chegando a 38 canteiros de obras. Então foi necessário fazer contratações para aumentar o nosso quadro”, disse a gerente de recursos humanos, Janaina de Sousa.

    A Sousa Araujo ocupa hoje a 17a posição no ranking Intec, que aponta as construtoras do país com maior metragem executada no ano. Por conta dessa expansão, a busca por mais profissionais segue aquecida. A empresa está com 92 vagas de emprego abertas em quatro regiões do estado de São Paulo.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Vale & Região

    Câmara de Taubaté aprova homenagem a Cid Moreira com nome de avenida

    A Câmara Municipal de Taubaté aprovou, em primeira votação realizada nesta terça-feira...

    Vale & Região

    Adolescente de 15 anos desaparece após afogamento em Juquehy

    Equipes de salvamento seguem mobilizadas desde a última segunda-feira (9) após um...

    Vale & Região

    Sete cidades do Vale e Litoral Norte entram em alerta moderado para deslizamentos

    O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou...

    Vale & Região

    Suspeito é preso após ameaças e confronto em mercado de Taubaté

    Um indivíduo de 37 anos acabou detido em flagrante na manhã desta...