Saúde

    Setembro Verde: HM chega a 25 órgãos captados em 2025

    O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), realizou na semana passada a captação de órgãos de um homem de 35 anos, que teve morte cerebral atestada pela equipe médica. Com autorização da família, foram captados os rins, fígado e córneas.

    Com esta remoção, só neste ano foram 25 órgãos captados no HM, sendo 10 rins, 8 córneas, 5 fígados e 1 osso, beneficiando dezenas de pacientes que aguardavam na fila à espera de doação. Os dados se aproximam dos números de 2024, com 35 órgãos captados (13 rins, 15 córneas e 7 fígados).

    De janeiro de 2022 até julho de 2025, foram notificados 155 pacientes com morte encefálica, com 85 órgãos elegíveis para a doação. Destas, 43 famílias concordaram com a doação dos órgãos e 44 famílias recusaram. Neste período, foram doados 173 órgãos para pacientes que receberam uma nova chance de recuperação.

    Os procedimentos de remoção dos órgãos são realizados juntamente com a equipe médica do Hospital da Unicamp, de Campinas.

    Quando ocorre a morte encefálica, a família é abordada e, havendo autorização, o Hospital Municipal notifica a OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Campinas, que responde pelo Vale do Paraíba. A OPO é o órgão que aciona a equipe médica da Unicamp responsável pela captação.

    A taxa de recusa familiar do HM gira em torno 55%, ou seja, em mais da metade dos casos de potenciais doadores as famílias não concordam com a doação.

    Segundo o neurocirurgião Rogério Xavier, que preside a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HM, esse número poderia ser menor se mais famílias autorizassem as doações.

    “A captação de órgãos para transplantes é um processo totalmente seguro, que só pode ser feito com a concordância da família do doador. É sempre importante falar sobre esse tema e conscientizar as pessoas para que manifestem esse desejo em vida com os familiares”, afirmou o médico, lembrando que, com a aproximação do Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, colaboradores de vários setores do HM reforçam a importância da conscientização.


    No procedimento foram captados os rins, fígado e as córneas | Foto: Divulgação

    Setembro Verde

    Durante o Setembro Verde, mês nacional de conscientização sobre a doação de órgãos, uma das principais mensagens reforçadas por autoridades de saúde é a importância de manifestar em vida a vontade de ser doador.

    Em 2024, foram realizados 32.800 transplantes de órgãos em todo o país, beneficiando milhares de pessoas que aguardavam na fila de doação.

    No Brasil não há documento oficial ou registro em cartório que torne alguém automaticamente doador. A legislação determina que a decisão final cabe sempre à família de primeiro grau, consultada pela equipe médica em caso de morte encefálica. Por isso, especialistas e instituições de saúde recomendam que cada pessoa converse abertamente com seus familiares sobre o desejo de doar.

    Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2024, cerca de 45% das famílias brasileiras recusaram a doação de órgãos.

    O Setembro Verde tem justamente esse objetivo: mobilizar a sociedade, reduzir índices de recusa e lembrar que um único doador pode beneficiar diversos receptores, garantindo uma nova chance de vida a quem espera por um transplante.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Saúde

    SJC: Profissionais da saúde recebem vacina contra dengue

    A Prefeitura de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (10), a...

    Saúde

    Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

    Principais vítimas foram homens com mais de 65 anos Ao menos 29...

    Saúde

    Casos de câncer de pele passam de 72 mil no Brasil

    Doença cresce em todo o país e falta de acesso a dermatologistas...

    Saúde

    AVC e infarto: estudo aponta que 99% dos casos estão ligados a estes 4 fatores de risco

    O estudo realizado identificou quais são os principais vilões da saúde cardiovascular...