Primeira Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, São José dos Campos participará da 30ª Cúpula Mercocidades 2025, encontro latino-americano de segurança e sustentabilidade que será realizado em Niterói (RJ) desta quarta-feira (3) até sexta-feira (5).
Com o tema “Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”, o evento marcará os 30 anos da Rede Mercocidades, integrada por 400 municípios de 12 países da América Latina.
São José terá representantes da Prefeitura participando dos três dias de debates e trocas de experiências com o objetivo de avançar em políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, a resiliência, a paz e o bem-estar da população.

São José é referência nacional em segurança e tecnologia | Foto: PMSJC
Cooperação
A 30ª Cúpula Mercocidades 2025 reunirá lideranças, prefeitos, autoridades locais, especialistas, representantes de redes internacionais e organismos multilaterais, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada em um ambiente de cooperação e diálogo voltado para o futuro das cidades.
Também ocorrerão visitas técnicas, reuniões políticas, intercâmbios culturais e o Festival Mercocidades, com artistas e representantes da diversidade cultural da América Latina.

A GCM tem ampliado sua atuação em todas as regiões de São José | Foto: PMSJC
Cidade Inteligente
São José tem contribuído para a resiliência, sustentatibilidade e segurança na América Latina com programas, iniciativas e ações exitosas para ampliar a qualidade de vida de seus munícipes.
Com os avanços constantes, a cidade é integrada, inclusiva e participativa, como preconiza a Rede Mercocidades desde 1995.
Também nesta quarta, São José receberá da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) os certificados de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, além da certificação inédita ISO 37125, concedida com base em padrões internacionais ESG (ambientais, sociais e de governança).
Com isto, o munícipio terá novo avanço em sua trajetória como referência nacional em planejamento urbano, inovação e sustentabilidade. Saiba mais aqui.

As operações integradas aumentam a segurança da população | Foto: PMSJC
Criminalidade em queda
São José é referência nacional em segurança pública. Os principais índices criminais têm despencado progressivamente, principalmente na comparação com 2016, ano anterior à implantação do programa São José Unida para evitar a violência e diminuir a criminalidade.
Os bons resultados se devem à ampliação de investimentos e uso da tecnologia, união das forças de segurança, implantação de novos programas e incremento de ações e melhorias constantes, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os principais índices criminais apresentam queda expressiva na comparação com 2016: roubos de veículos (-90%), roubos (-86%), furtos de veículos (-70,5%) e furtos (-16%).

Câmeras inteligentes do CSI ajudam na solução rápida dos crimes | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
São José Unida
O programa São José Unida integra tecnologia, inteligência e atuação conjunta entre as forças municipais, estaduais e federais.
Fazem parte do programa Guarda Civil Municipal, Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, Defesa Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices criminais.
O CSI é o coração tecnológico do São José Unida. O sistema opera 24 horas por dia com 1.186 câmeras inteligentes espalhadas pela cidade, número que será ampliado para 1.691 até o fim do processo de expansão, que está em andamento.














Deixe um comentário