O fim da última saída temporária de 2025, encerrada na segunda-feira (5), resultou em 165 detentos que não retornaram às unidades prisionais do Vale do Paraíba e região. As informações são da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Com o descumprimento do prazo legal, todos passaram a ser considerados foragidos da Justiça.
O benefício, popularmente conhecido como “saidinha”, começou no dia 23 de dezembro e teve duração ampliada em razão das comemorações de Natal e Ano Novo, estendendo-se até a primeira segunda-feira de janeiro. Ao todo, 3.055 presos da região receberam autorização para deixar temporariamente os presídios.
Cidades com maior número de ausências
Entre os municípios do Vale do Paraíba, Tremembé lidera o número de não retornos, com 138 detentos que não se reapresentaram após o término do benefício. Potim aparece em seguida, com 25 presos ausentes, enquanto São José dos Campos registrou dois casos.
A SAP destacou que o detento que não retorna dentro do prazo perde automaticamente o direito ao regime semiaberto. “Quando recapturado, ele retorna ao regime fechado”, informou a secretaria por meio de nota oficial.














Deixe um comentário