SJC

    S. José é reconhecida como Município Resiliente pelo Estado

    São José dos Campos recebeu nesta quarta-feira (4), a certificação do Programa Município Resiliente durante o lançamento da campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, realizado no Palácio dos Bandeirantes. O reconhecimento destaca o compromisso da cidade com a gestão eficiente e a preparação para enfrentar desafios climáticos e ambientais.

    A certificação foi concedida à cidade por atingir 73 pontos no programa, com base em indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030).

    O evento contou com a participação do vice-governador Felicio Ramuth, que abriu oficialmente a campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, promovida pela Defesa Civil em parceria com diversos órgãos estaduais. A iniciativa tem como objetivo prevenir desastres naturais, preparar o estado de São Paulo para o período de chuvas intensas e garantir respostas rápidas em situações de emergência.

    Durante a cerimônia, o Governo de São Paulo anunciou novos programas, obras, parcerias e convênios com entidades para integrar ações de Proteção e Defesa Civil. “Quando falamos em mudanças climáticas, é preciso trabalhar com três eixos principais: prevenção, ação e reconstrução. Hoje, vemos o Governo de São Paulo atuando, por meio da Defesa Civil, nesses eixos para criar cidades mais resilientes”, afirmou Felicio Ramuth.

    Reconhecimento

    O reconhecimento destaca o protagonismo de São José dos Campos na gestão sustentável e na adoção de práticas que fortalecem a segurança e a qualidade de vida da população.

    O município ampliou de 3 para 19 os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que atuam em parceria com a comunidade local, capacitando os moradores para reconhecer sinais de perigo e agir de forma adequada em situações de emergência. Além disso, São José firmou uma parceria estratégica com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para integrar sistemas e aprimorar o monitoramento climático.

    A união dos dados das oito estações pluviométricas do Cemaden com as 35 estações meteorológicas locais permite uma análise precisa e em tempo real das condições climáticas, potencializando a capacidade da Defesa Civil de adotar medidas preventivas e de resposta com maior eficiência.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Acesso da via expressa sentido sul será interditado para obras

    A Prefeitura de São José dos Campos e a concessionária CCR RioSP...

    SJC

    Evento destaca talentos de pessoas com deficiência

    Pessoas talentosas que inspiram, que se expressam e que são felizes, superando...

    SJC

    Viaduto Bandeirante será interditado a partir de 8 de dezembro

    A CCR RioSP informa que a interdição do Viaduto Bandeirante, no Jardim...

    SJC

    Homem é agredido e atacado por pitbull após suspeita de furto em São José

    Na noite desta terça-feira (2), por volta das 19h30, um homem acabou...