Acidentes e registros de avistamentos desse animal peçonhento cresceram, sobretudo em bairro da região leste
O número de acidentes envolvendo escorpiões em São José dos Campos aumentou 28,45% em 2024, segundo a Secretaria de Saúde do município. Foram registradas 116 ocorrências em 2023 e 149 no ano passado, 33 casos a mais. Cresceu também o avistamento dos animais peçonhentos, principalmente no Novo Horizonte, região leste. De janeiro a fevereiro de 2025, o canal 156 registrou 28 demandas relacionadas no bairro, mais que o dobro do mesmo período no ano anterior (13).
Em resposta, a Prefeitura intensificou ações de limpeza de bocas de lobo, retirada de entulho e desobstrução de tubulações com jatos de água de alta pressão. E na Câmara tramita o projeto de lei 83/2025, do vereador Roberto do Eleven (PSD), que propõe instituir um plano de controle e combate aos escorpiões na cidade.
O autor da proposta lembra que os escorpiões ficam mais ativos nos meses mais quentes e chuvosos, o que favorece sua reprodução. “A ação conjunta de enfrentamento das equipes da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Vetores nesse período é de extrema importância, bem como as informações à população sobre os riscos e prevenção”, afirma o parlamentar.
O projeto de lei está em análise nas comissões de Justiça e Redação, Saúde e Economia.














Deixe um comentário