SJC

    Referência nacional, programa Antipichação completa 24 anos

    Ações imediatas e constantes feitas pelas equipes de trabalho fazem com que os joseenses e visitantes destaquem a limpeza pública de São José – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

    Que São José dos Campos se tornou referência nacional quando o assunto é limpeza pública e estética urbana, não é novidade. Nos últimos 24 anos, o programa municipal Antipichação, que engloba vistoria e ação, tornou-se tão eficiente que já está quase desconhecido para a população.

    Com ações imediatas, o resultado do trabalho faz com que os joseenses e visitantes sempre enalteçam a limpeza pública de São José. Tanto que, de acordo com a pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a cidade mantém o desempenho exemplar, que reflete na saúde pública e na qualidade de vida da população.

    A equipe do programa antipichação da Prefeitura diariamente visita os bairros e programa a manutenção nos locais que tiveram pichações. “O que fazemos é um desestímulo a essa prática que deixa a cidade feia e com cara de desleixo”, explica o funcionário Matheus Ribeiro Pontes.

    O trabalho

    Com equipes exclusivas que fiscalizam a cidade com fotos e anotações dos locais com pichação, o trabalho é quase imediato. Quando a pichação está em muros residenciais, os proprietários são consultados. O trabalho atende tanto a área urbana quanto a rural. As equipes conseguem fazer a pintura de cerca de quatro pinturas por dia, dependendo do tamanho da pichação e do local.

    A lei municipal 9.045, de 2.013, autoriza o programa na cidade e os resultados são expressivos até hoje. Os funcionários revelam que o trabalho é tão aprimorado que ficou invisível. “Tem gente que até acha que a cidade não tem pichação”, comentou Pontes.

    Neste ano, até o momento, foi executada a limpeza em mais de 22 mil m² na cidade, o equivalente a três campos de futebol.


    Equipe Antipichação trabalha diariamente em todas as regiões da cidade | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

    O programa

    Criado em setembro de 2001, o Programa Antipichação completa 24 anos para deixar a cidade mais limpa e sem pichações.

    Inspirado na teoria das Janelas Quebradas, um modelo norte-americano de política de segurança pública como visão fundamental da desordem como fator de elevação dos índices da criminalidade, o Antipichação é considerado inovador no país.

    O trabalho ocorre em prédios e espaços públicos como praças e áreas de lazer em todas as regiões e inclui o restauro de pinturas de muros e fachadas de imóveis públicos e particulares.


    Funcionários em ação para manter a ordem e a limpeza | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

    Serviço

    O cuidado com a nossa cidade também é dever do cidadão joseense. Não piche! Caso identifique algo que precise de manutenção ou cuidados extras, faça denúncia ou solicitações de serviços pelo 156 da Prefeitura.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Viaduto Bandeirante será interditado a partir de 8 de dezembro

    A CCR RioSP informa que a interdição do Viaduto Bandeirante, no Jardim...

    SJC

    Homem é agredido e atacado por pitbull após suspeita de furto em São José

    Na noite desta terça-feira (2), por volta das 19h30, um homem acabou...

    SJC

    São José participa de encontro latino-americano de segurança

    Primeira Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, São José dos Campos...

    SJC

    Revitalização da UBS Vila Nair avança na região sul

    A UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Vila Nair está passando por...