Revista

    Rede de saúde alcança excelência com certificação inédita

    A rede municipal de saúde de São José dos Campos alcançou um marco histórico ao conquistar a certificação de nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), representando o mais alto padrão de excelência nos serviços prestados à população.

    O reconhecimento abrange o Hospital Municipal, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) — Novo Horizonte, Eugênio de Melo, Vista Verde, Vila Tesouro e Vila Industrial —, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Alto Vale do Paraíba e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, administrado pelo Governo do Estado de São Paulo.

    A cerimônia de entrega dos certificados está agendada para a próxima quinta-feira (13), às 10h, no estacionamento do Hospital Municipal.

    No Brasil, apenas 179 hospitais possuem a certificação ONA 3, sendo 48 públicos e 131 privados. Desses, 70 estão no estado de São Paulo, distribuídos entre 28 hospitais públicos e 42 privados.

    Conduzida pelo Instituto Qualisa de Gestão ao longo de 2024, a avaliação foi realizada de forma pioneira em rede, abrangendo oito unidades de saúde simultaneamente e alcançando excelência em todas.

    Além disso, as cinco UBSs mencionadas, o Samu e o Lucy Montoro são os únicos órgãos de atenção básica, atendimento móvel de urgência e reabilitação no país a obter a certificação ONA 3. O Hospital Municipal já havia sido certificado nos níveis 1 (em 2016) e 2 (em 2022), evoluindo agora para o máximo.

    Esse modelo de certificação integrada fortalece a colaboração entre os órgãos e aprimora o atendimento prestado aos pacientes, garantindo um fluxo eficiente e padronizado de cuidados.


    Grupo de trabalho acompanhou o processo de certificação no ano passado | Foto: PMSJC

    A acreditação é um processo voluntário que reforça o compromisso contínuo da Prefeitura de São José dos Campos em oferecer um atendimento humanizado, com segurança e qualidade, beneficiando milhares de cidadãos que utilizam os serviços públicos de saúde diariamente.

    Todas as instituições acreditadas são gerenciadas pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). O Hospital Municipal e as UBSs são mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos.

    O Samu do Alto Vale, que atende São José, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna e Santa Branca, é mantido pelas prefeituras e administrado por meio de um contrato de gestão entre a SPDM e o Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Paraíba). O Lucy Montoro é mantido pelo governo do Estado.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Revista

    1º Fórum OVALE de Mobilidade Urbana destaca inovações

    São José dos Campos sediou, nesta terça-feira (2), a primeira edição do...

    Revista

    Livro, ¨Professora, Sim Senhor¨ é lançado em SJC

    Thereza Osório lançou o livro “PROFESSORA, SIM SENHOR; um momento de expressão...

    Revista

    “Felícia e os Super-resíduos do Bem”

    “Felícia e os Super-resíduos do Bem” é um curta infantil, em animação...