Variedades

    Projeto Moradas na Paisagem transforma escolas estaduais de São José com arte urbana e pertencimento

    Transformar a escola pública em espaço de criação e pertencimento, onde a arte urbana nasce de dentro para fora. Essa é a ideia das artistas visuais e muralistas Pati Prado e Isabella Siqueira, que desenvolvem o projeto Moradas na Paisagem em duas escolas estaduais da periferia de São José dos Campos: EE “Professora Édera Irene Pereira de Oliveira Cardoso”, no bairro São Judas Tadeu e a EE “Xenofonte Strabão de Castro”, no Jardim Santa Inês I.

    Com oficinas que estão ocorrendo desde março e terminam nesta sexta-feira (30) com a pintura do muro da EE Professora Édera Cardoso, no bairro São Judas Tadeu, o projeto estimulou a percepção dos estudantes sobre os diversos aspectos das suas realidades.

    Durante a entrega desse mural, ocorrerá uma visita guiada com as artistas, além de um bate-papo com os alunos. A ideia é quem durante essa apresentação, o diálogo fortaleça os laços entre as escolas e a comunidade por meio da arte e da cultura.

    Arte urbana e pertencimento

    Uma das etapas mais importantes do projeto Moradas na Paisagem foi a oficina de colagem. Durante a atividade, as artistas visuais mostraram fotografias impressas colhidas no bairro. Assim, os alunos identificaram e registraram o que faz parte do dia-dia deles. Isabella Siqueira conta que A ideia era justamente despertar esse olhar mais atento para o lugar onde vivem. “Com a correria do dia a dia e as dificuldades que muitas vezes enfrentam, esse olhar atento vai se desligando”, diz.

    Em um outro momento da oficina, os alunos criaram um mapa, onde o ponto central era a escola. Dessa forma, eles precisavam recriar elementos encontrados em cada um dos bairros, que formavam o caminho até a escola por meio de recorte e colagem.

    De acordo com a artista visual e uma das responsáveis pelo projeto, Pati Prado, o Moradas na Paisagem faz da participação dos alunos o ponto de partida para novas paisagens visuais e sociais. “Ao trabalhar com os alunos desde cedo em temas como identidade e pertencimento, queremos criar um ambiente propício para o desenvolvimento da consciência cidadã e o reconhecimento do valor de suas próprias histórias”, comenta Pati Prado.

    O projeto Moradas na Paisagem  teve como inspiração lugares como o Museu A Céu Aberto, na cidade de São Paulo e o CURA em Belo Horizonte (MG), pois têm demonstrado como a arte pública pode transformar não apenas o espaço urbano, mas também as relações comunitárias, fortalecendo laços e construindo identidades coletivas.

    Para a artista visual Isabella Siqueira, espaços públicos, como de uma escola, são os lugares ideais para essa expressividade cultural, pois é onde as pessoas vivem seu cotidiano. “Os alunos vão todos os dias à escola, por isso, precisa ser um lugar em que eles se expressem artisticamente”, diz Isabella.

    Acessibilidade como ferramenta de pertencimento e participação

    O projeto Moradas na Paisagem contou com ações de acessibilidade para que os alunos com deficiência pudessem participar das atividades com qualidade. A partir do perfil dos alunos de cada escola e com a consultoria especializada em acessibilidade da empresa LD Conteúdos, o projeto desenvolveu oficinas que levou em consideração atividade que diminuíssem as barreiras de participação e interação entre os alunos com e sem deficiência.

    Para o consultor de acessibilidade e jornalista, Luis Daniel, que faz parte do projeto, a acessibilidade tem papel fundamental na construção de trabalhos que tem foco na participação e no pertencimento social. “Sem os recursos de acessibilidade adequados, esses objetivos não são alcançados. Assim, o projeto Moradas na Paisagem  cumpre seu papel social de forma plena”.

    Serviço

    O quê?

    Pintura do Mural do projeto Moradas na Paisagem

    Quando?

    De 26 a 30 de maio

    Onde?

    Escola Estadual “Professora Édera Irene Pereira de Oliveira Cardoso”,

    Endereço: Rua São Januário, 81 – Jardim São Judas Tadeu – São Jose dos Campos

     

    O projeto Moradas na Paisagem é contemplado pelo EDITAL PNAB Nº 001/FCCR/2024
    “O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros da FCCR.”

     

    Assessoria de Imprensa – LD Conteúdos
    Contato: Luis Daniel – Jornalista
    📧 E-mail: luisdaniel@ldconteudos.com.br
    📱 WhatsApp: (12) 99135-1112
    🌐 Instagram: @ldconteudos

     

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Variedades

    Criança viraliza ao se fantasiar de motorista do Bloco do Barbosa

    O pequeno Heitor Medeiros, de 5 anos, morador de Aparecida, conquistou a...

    Variedades

    Carnaval de rua oficial de São José confirma show gratuito de Salgadinho na Via Oeste

    O Carnaval de rua oficial de São José dos Campos confirmou uma...

    Variedades

    Bloco do DJ GBR deve atrair mais de 50 mil foliões no Carnaval de rua oficial de SJC neste sábado (14)

    Após um pré-carnaval marcado por grande público e clima de festa na...

    Variedades

    Pirô Piraquara abre o Carnaval de São José na quinta

    O Carnaval de São José dos Campos começa, oficialmente, nesta quinta-feira (12)....