O Programa Gerador de Declaração (PGD) do Imposto de Renda 2025 foi disponibilizado para download a partir desta quinta-feira (13), no site da Receita Federal. Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo de envio, que começa em 17 de março e vai até 30 de maio.
Além do PGD, a Receita Federal também oferecerá uma versão online da Declaração do Imposto de Renda, acessível através do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) e do aplicativo da Receita. No entanto, essas opções só estarão disponíveis a partir de 1º de abril, data também marcada para a liberação da versão pré-preenchida, que permitirá um preenchimento mais rápido com dados importados automaticamente.
A Receita Federal informou que o lançamento da declaração pré-preenchida sofreu um pequeno atraso, e, por isso, ficará disponível apenas no próximo mês, o que afetará contribuintes que esperavam por essa facilidade. Para acessar o PGD, os usuários devem entrar no site da Receita, procurar a seção de Imposto de Renda, clicar em “Declaração” e, em seguida, em “Baixar o Programa”. O software é compatível com Windows, MacOS e Linux, sendo recomendado ter, no mínimo, o Windows 7 instalado.
O cronograma do Imposto de Renda 2025 segue o seguinte calendário: o programa já pode ser baixado desde hoje, a entrega das declarações começa em 17 de março e deve ser concluída até 30 de maio. A partir de 1º de abril, estarão disponíveis as opções de preenchimento online e a declaração pré-preenchida.
Os pagamentos das restituições ocorrerão em cinco lotes, com o primeiro previsto para maio e o último para setembro de 2025. Contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e escolherem o Pix terão prioridade no recebimento da restituição.














Deixe um comentário