O Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos foi desativado. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (14). Unidade abrigava cerca de 100 mulheres e funcionava desde 2002.
De acordo com a SAP, a decisão foi tomada por “motivos operacionais”, embora não tenham sido fornecidos detalhes específicos sobre as razões. Inaugurado em 23 de julho de 2002, o centro possuía uma estrutura de 1.736 m² e abrigava cerca de 100 mulheres no momento do fechamento — número inferior à capacidade total de 183 detentas.
A unidade operava com três modalidades prisionais: regime fechado, regime semiaberto e prisão provisória. Ao longo dos anos, desempenhou papel relevante na custódia e reintegração social de mulheres em situação de privação de liberdade na região do Vale do Paraíba.
A pasta informou que está promovendo a transferência gradativa das internas para outras unidades do sistema prisional paulista, sem, no entanto, divulgar os locais de destino por razões de segurança. Há indicações de que parte das detentas esteja sendo enviada ao presídio feminino de Tremembé, também localizado na região.
“As famílias das internas estão sendo notificadas à medida que as transferências forem sendo efetivadas”, informou a secretaria em comunicado oficial.
O fechamento do centro prisional ocorre em paralelo a discussões sobre o desenvolvimento urbano da cidade. O prefeito Anderson Farias já havia manifestado o desejo de retirar o presídio da área central como parte de um plano de revitalização urbana.
A presença da prisão em uma área estratégica da cidade sempre gerou controvérsias entre autoridades e a população. Com o encerramento das operações, surge a possibilidade de novos usos para o imóvel e iniciativas de requalificação urbana no entorno.
Segundo informações preliminares, o prédio utilizado pela SAP poderá dar lugar a um parque. Para viabilizar o novo espaço verde, está prevista também a desativação da sede do 1º Distrito Policial, que funciona na mesma região.














Deixe um comentário