Variedades

    Prazo para declaração do Imposto de Renda começa em março, veja quem deve declarar e as principais mudanças

    A Receita Federal abrirá, em 17 de março, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes terão até 30 de maio para prestar contas. Em 2024, cerca de 45 milhões de brasileiros enviaram a declaração, sendo que 81,4% utilizaram o programa da Receita Federal, 11,3% optaram pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) e 7,4% fizeram o processo pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Segundo o contador e CEO do Grupo FN, Fábio Nascimento, o descumprimento do prazo pode gerar multas e restrições no CPF, dificultando a vida financeira do contribuinte.

    Uma das facilidades para quem precisa declarar é uma modalidade pré-preenchida, que importa de forma automática as informações já registradas na base da Receita Federal. Esse modelo agiliza o processo de recuperação de dados de rendimento, deduções, bens e direitos, evitando que o contribuinte insira manualmente todas as informações. Além disso, quem opta por essa forma de preenchimento tem prioridade na coleta da restituição.

    De acordo com Fábio Nascimento, a declaração do Imposto de Renda não deve ser deixada para a última hora, pois um erro pode levar à temida malha fina. “A Receita Federal cruza os dados informados com diversas bases, como movimentações bancárias, notas fiscais e operações de crédito. Qualquer inconsistência pode gerar notificações. A opção pré-preenchida diminui esse risco, pois os dados já vêm alinhados com os registros oficiais, o que dificulta algumas informações incorretas”, explica.

    Uma das novidades deste ano é uma obrigação da Receita de Saúde para profissionais de saúde que atuam como pessoas físicas. A partir de 2025, médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais devem emitir recibos digitais por meio do aplicativo Receita Federal. “Para eliminar a necessidade de guardar recibos em papel e deve reduzir significativamente o número de declarações retidas na malha fina, já que muitas inconsistências envolvem despesas médicas. Esse é um avanço importante na digitalização da Receita, trazendo mais segurança para o imposto e evitando fraudes ou erros comuns na declaração de despesas com saúde”, destaca o contador Fábio Nascimento.

    Os contribuintes podem optar por três formas de entrega da declaração: pelo portal e-CAC, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo Programa Gerador de Declaração (PGD). O preenchimento pode ser feito de maneira manual ou por meio da declaração pré-preenchida.

    Além de evitar multas e pendências com a Receita Federal, uma entrega correta e dentro do prazo permite que o imposto tenha prioridade na restituição, caso tenha direito ao reembolso do imposto pago a mais durante o ano-calendário de 2024. “O planejamento tributário é essencial para que as pessoas aproveitem ao máximo as deduções permitidas e evitem surpresas extraordinárias. Um imposto bem declarado pode significar um bom retorno financeiro”, finaliza o especialista em contabilidade.

    Sobre o Grupo FN

    O Grupo FN é um hub de soluções para negócios. Com BPO estratégico, de recursos humanos e financeiro, a empresa traz inovação, tecnologia com FN Digital, treinamentos com a Click On e a comunidade feminina Donna.

    %s Comment

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Variedades

    Hungria tem últimos ingressos à venda para show em São José no dia 13 de dezembro

    O rapper Hungria desembarca em São José dos Campos no dia 13...

    Variedades

    Museu do Folclore comemora 28 anos e homenageia folclorista

    O dia 7 de dezembro será uma data especial para o folclore...

    Variedades

    Inscrições abertas para três edições especiais do City Tour

    A Prefeitura de São José dos Campos abriu as inscrições para três...

    Variedades

    Cassiano Dimitry inaugura nova unidade no Floresta – SJC

    Com 30 anos de experiência no mercado imobiliário, o empresário Cassiano Dimitry,...