O policial irlandês Neil Doyle está sendo julgado pela Justiça da Irlanda após atropelar o brasileiro João Henrique Thomaz Ferreira, de 25 anos, filho do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD). O atropelamento ocorreu em 28 de outubro de 2023, em Dublin, e resultou na amputação da perna direita da vítima. Na manhã desta quinta-feira (8), Doyle participou de mais uma audiência no processo criminal em que responde por condução perigosa com resultado de lesões corporais graves.
Durante a sessão, o policial não se declarou culpado. A defesa solicitou o acesso às provas da acusação, o que levou o promotor a pedir o adiamento do caso por quatro semanas. O juiz acatou o pedido e a próxima audiência foi marcada para 12 de junho, quando Doyle deverá se posicionar oficialmente.
A investigação está a cargo da Comissão do Provedor de Justiça da Garda Síochána (GSOC), órgão que fiscaliza a atuação da polícia irlandesa. As apurações levantaram a hipótese de o atropelamento ter sido proposital, motivando a abertura do processo criminal contra o agente.
João Henrique morava na Irlanda há cinco anos e atuava como entregador. Na noite do acidente, ele tentava ajudar um colega a recuperar uma motocicleta roubada com auxílio de um rastreador. O grupo localizou o sinal do veículo próximo a uma rodovia. João tentou sinalizar para um carro da polícia, mas acabou atingido por um veículo descaracterizado da Garda e foi prensado contra o guard rail. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Universitário de Tallaght, onde passou por cirurgia e teve a perna direita amputada.
O caso repercutiu entre os brasileiros que vivem na Irlanda. Cerca de 500 pessoas, em sua maioria entregadores de aplicativos, participaram de uma manifestação pacífica em Dublin, exigindo justiça e mais proteção diante da violência e furtos de veículos — problemas frequentes enfrentados por imigrantes no país.
Após 51 dias internado, João Henrique recebeu alta em dezembro de 2023 e iniciou tratamento de reabilitação com o uso de uma prótese. Em setembro de 2024, ele veio ao Brasil para uma visita de 20 dias, antes de retomar o processo de recuperação na Irlanda.














Deixe um comentário