A implementação do sistema de pedágio por fluxo livre (free flow) na Rodovia Presidente Dutra, inicialmente planejada para ocorrer até junho deste ano, foi postergada para o segundo semestre de 2025. O novo modelo será instalado em 21 pórticos distribuídos entre São Paulo, Guarulhos e Arujá, e funcionará sem barreiras físicas, como cabines ou cancelas. A cobrança será feita eletronicamente, por meio de câmeras e sensores que identificam placas e características dos veículos em movimento.
Segundo a concessionária CCR RioSP, responsável pela gestão da rodovia, o adiamento está relacionado a um replanejamento das obras, que envolvem a construção de faixas adicionais, instalação de pórticos e outras melhorias na infraestrutura. A concessionária informou que a liberação do sistema será feita de forma gradual.
Entre as intervenções já entregues estão as novas pistas marginais nos dois sentidos, o acesso à Ponte do Tatuapé, passarelas, retorno próximo à Jacu Pêssego e segmentos com nova iluminação. No entanto, parte das obras ainda está em execução e sofreu atrasos por fatores como a necessidade de adaptações em redes subterrâneas de água, esgoto e gás, além de mudanças de fornecedores.
A CCR RioSP afirma que a nova configuração da Dutra deve proporcionar melhor fluidez no tráfego, especialmente nas pistas marginais, que terão acessos reformulados e não serão tarifadas. Apesar do atraso no cronograma, a empresa ressalta que o foco está em oferecer um sistema mais seguro, eficiente e com menor impacto para os motoristas.














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