A partir de março de 2025, os motoristas que trafegarem pela Rodovia Presidente Dutra, uma das principais ligações entre São Paulo e o Rio de Janeiro, terão uma nova forma de pagar o pedágio. O sistema “free flow” de cobrança automática, que será implantado ao longo de 21 pórticos, substituirá as tradicionais praças de pedágio, oferecendo uma experiência mais rápida e sem interrupções.
Os pórticos serão colocados entre o km 205, em Arujá, na Grande São Paulo, até o km 230, próximo à entrada da capital. A ideia é melhorar o fluxo de veículos, reduzindo a formação de filas e acelerando o deslocamento. O modelo “free flow” já está em funcionamento em outras rodovias, como na SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, e na Tamoios, em Caraguatatuba, onde tem apresentado resultados positivos.
Para Newton Ferrer, diretor da ConectCar, uma das empresas responsáveis pelo sistema, a maior vantagem do “free flow” é acabar com os engarrafamentos nas praças de pedágio, aumentando a fluidez do tráfego e a segurança. Ele também ressalta o benefício ambiental, já que a redução das paradas contribuirá para diminuir a emissão de gases poluentes e o gasto de combustível.
O sistema de cobrança automática permitirá que os motoristas com TAG realizem o pagamento de forma imediata, sem precisar parar. Para quem não possui o dispositivo, será possível pagar o valor em até 30 dias por meio de canais como o aplicativo da CCR Rodovias, WhatsApp ou o site da concessionária.
Além disso, o sistema será baseado no pagamento por quilômetro rodado, e não mais por tarifa fixa, como nas praças convencionais. Outra novidade é a tarifa variável, que muda de acordo com o volume de veículos na estrada, oferecendo preços mais baixos em horários de menor movimento.
A implementação do “free flow” na Dutra faz parte de um projeto maior de modernização da rodovia, que inclui o investimento de R$ 1,4 bilhão na infraestrutura dos pórticos e a ampliação das faixas. Esse pacote de melhorias também prevê a instalação de novas câmeras de monitoramento e a criação de um sistema de detecção de incidentes.
Com a chegada do novo sistema, a praça de pedágio de Arujá não será removida, mas os motoristas que optarem pelas faixas expressas pagarão o pedágio apenas ao passar pelos pórticos. Já aqueles que escolherem as faixas marginais não serão cobrados nesse trecho da rodovia.
No entanto, é importante destacar que a falta de pagamento no “free flow” resultará em uma multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira, uma penalidade para evitar a sonegação de pedágio.
Com o “free flow”, a CCR espera não apenas aumentar a eficiência no trânsito, mas também proporcionar uma experiência mais moderna e segura para os motoristas, além de reduzir os custos operacionais para a concessionária.














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