A ala será referência para 39 municípios da região do Vale do Paraíba e terá 16 leitos destinados à especialidade
Os moradores da Estância Turística de Paraibuna e de outros municípios da região – que necessitarem de tratamento em saúde mental – agora poderão contar com os serviços da Unidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes de Barros, inaugurada pelo governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth, na última terça-feira (18), em Campos do Jordão. A unidade, da Sociedade Beneficente São Camilo, contará com 16 leitos e se tornará referência no atendimento para 39 municípios da região do Vale do Paraíba.
“A gente tem cada vez mais a situação da saúde mental se agravando na sociedade, no mundo inteiro. Há dois anos, estamos trabalhando na regionalização da saúde, com oficinas que apontam várias necessidades. A ampliação de leitos psiquiátricos é justamente uma das principais demandas para o cuidado da saúde mental da nossa população em todo o estado. Vamos acompanhar a utilização desses leitos para mantermos o foco de ampliá-los. A inauguração dessa unidade é fruto de um trabalho conjunto com as cidades da região”, destacou Ramuth.
A diretora de Saúde de Paraibuna, Ana Rita de Araújo e Silva, que esteve presente no evento, destaca a união de todos nessa conquista. “A demanda da Saúde Mental foi escolhida e priorizada na região do Alto Vale do Paraíba em meio à tantas outras questões não menos importantes. As questões de saúde mental e suas fragilidades foram amplamente discutidas no processo de regionalização da saúde na DRS 17 do Governo do Estado de São Paulo ao longo dos últimos meses. Foram os profissionais técnicos dos municípios da nossa região que abraçaram essa causa e tornaram essa realidade possível”, pontua.
Ana Rita complementou, destacando. “Agradeço muito a cada um que se esforçou pela causa da saúde mental nos municípios, incluindo os gestores anteriores, como por exemplo, Rômulo Fonseca de Paraibuna, Margarete Correa de São José dos Campos e Tatiana Claus de Santa Branca. Todos os envolvidos com certeza fizeram a diferença na vida das pessoas. Não posso deixar de citar as incansáveis técnicas da saúde de Paraibuna que lutaram muito pelos avanços na saúde mental, como a assistente social Roseli Correa, e a coordenadora da Atenção Básica de Paraibuna, Eliete Nogueira, que, mesmo com poucos recursos e equipe reduzida, sempre buscaram o melhor para os nossos munícipes, atendimentos e fluxos de qualidade e resolutivos”.

SOBRE O HOSPITAL LEONOR MENDES DE BARROS
Ele é referência no estado de São Paulo no tratamento da tisiologia, integrando o Programa de Controle da Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
Além disso, conta com ambulatório médico de especialidades que abrange alergologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, cirurgia geral, cirurgia plástica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, urologia e cirurgia vascular.
Atualmente, a instituição disponibiliza aos pacientes 146 leitos, sendo 136 para tisiologia e 10 para clínica médica.













Deixe um comentário