A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (7) a Operação Argos, em São José dos Campos, com o objetivo de desarticular uma célula financeira ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) no Vale do Paraíba. A ação resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de mais de R$ 90 mil em espécie, além de drogas, armas e munições de uso restrito.
A operação foi conduzida pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), com o apoio de 15 policiais civis. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, incluindo uma residência na Rua Maria Isabel Mendes, no Jardim Nova Michigan, zona leste da cidade.
Durante as buscas, foram apreendidos R$ 90.324 em dinheiro, sete celulares, um contador de cédulas, cadernos com anotações do tráfico, oito tijolos de maconha, um revólver calibre .38 com 12 munições e 50 munições de fuzil calibre 5.56.
Um casal foi preso e é apontado como responsável pelo armazenamento e gerenciamento de valores arrecadados pela facção na região. Segundo a investigação, os suspeitos recolhiam os lucros do tráfico e repassavam o dinheiro a integrantes de níveis hierárquicos superiores da organização criminosa.
As prisões foram realizadas em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma e munições de uso restrito, tráfico e associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os detidos permanecem à disposição da Justiça.
A Operação Argos nome inspirado no personagem mitológico Argos Panoptes, símbolo da vigilância constante faz parte de uma linha de investigação que busca asfixiar financeiramente o crime organizado no Vale do Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, novas prisões podem ocorrer a partir da análise dos materiais apreendidos.














Deixe um comentário