+Notícias

    OpenAI acusa DeepSeek de usar dados do ChatGPT ilegalmente

    A OpenAI revelou que possui evidências de que o DeepSeek, uma startup rival, usou dados do ChatGPT para treinar seu próprio chatbot, gerando uma onda de controvérsia no setor de inteligência artificial. A empresa confirmou as alegações em entrevista ao jornal Financial Times, apenas um dia após o CEO da OpenAI, Sam Altman, ter elogiado publicamente a inovação do DeepSeek.

    De acordo com a OpenAI, a técnica utilizada pelo DeepSeek é conhecida como “destilação”, um processo em que dados de modelos de IA grandes são extraídos para treinar modelos menores e mais acessíveis. Embora a OpenAI permita a integração de sua API em aplicativos de terceiros, a prática de destilação é proibida nos seus termos de serviço, o que levou a alegações de violação.

    A Microsoft, parceira da OpenAI, juntamente com a própria empresa, iniciou uma investigação para apurar o possível vazamento de dados, que, segundo fontes, teria ocorrido de forma não autorizada por um grupo vinculado ao DeepSeek. As duas empresas estão apurando se houve roubo de propriedade intelectual.

    David Sacks, líder de IA e criptomoedas da Casa Branca, comentou o caso à Fox News, dizendo que é “possível” que o DeepSeek tenha se apropriado ilegalmente de propriedade intelectual americana. “Há evidências substanciais de que o que o DeepSeek fez foi destilar o conhecimento dos modelos da OpenAI”, declarou Sacks, conforme informações divulgadas pela Reuters.

    A OpenAI, no entanto, não forneceu mais detalhes sobre o caso, e a Microsoft se recusou a comentar, mantendo silêncio sobre a investigação. Esse incidente lança uma sombra sobre a crescente competição no mercado de inteligência artificial, especialmente com os recentes avanços que o DeepSeek tem mostrado.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    +Notícias

    Alexandre de Moraes manda PF vistoriar marmitas enviadas a Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta...

    +Notícias

    Líder dos caminhoneiros anuncia paralisação nacional no dia 4 (quinta-feira) – Vídeo

    Francisco Dalmora Burgardt, o Chicão Caminhoneiro, anunciou nesta terça-feira (2), em Brasília,...

    +Notícias

    Caminhoneiros articulam paralisação nacional no dia 4; adesão ainda é incerta

    Movimentos de caminhoneiros em diversas regiões do país articulam uma paralisação nacional...

    +Notícias

    Desaprovação de Lula volta a superar aprovação, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg

    A desaprovação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a...