Nossa Gente

    O delicado plantio de mudas na Praça do Torii

    Grupo de cuidadores voluntários realiza manutenção no Torii e em jardins japoneses da cidade – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

    Todo primeiro sábado do mês, um grupo de japoneses e descendentes se encontra, logo pela manhã, na Praça Riugi Kojima, a Praça do Torii, no Jardim Aquarius, região oeste da cidade.

    No local, o Grupo do Torii faz pequenas manutenções, com cuidado e dedicação. Neste 4 de outubro, não poderia ser diferente e, em plena primavera, o motivo principal foi o plantio de flores.

    Aos 84 anos, Tomaz Kazurayama, um dos idealizadores, começou cedo, a partir das 7h, o plantio de 20 mudas de buchinha e quatro de Sakura (Cerejeira), acompanhado do grupo. Bastante disposto, compenetrado e muito carinhoso, ele colocava as mudas nos buracos enquanto ensinava sobre irrigação para que todas elas cresçam.

    “Gosto de estar aqui, venho desde a criação em 2008. Tomo conta do Torii e do jardim japonês do Parque Santos Dumont, e ensino os outros para que façam quando eu não puder fazer”, disse Tomaz entre um plantio e outro.

    Sakata Francisco, outro participante do plantio, contou que a primavera é a época propícia para a atividade.

    “Ganhamos as mudas e hoje, além de ajudar na manutenção, estamos plantando. Deixar o Jardim Japonês bonito e bem cuidado, nos dá sensação de harmonia e paz”, comentou.

    A instalação cuidadosa de 60 mudas de orquídeas nas árvores da Praça foi realizada por Seiihi Watanabe. Com muita paciência, ele pegava as plantas de uma bolsa e amarrava cada uma com muita delicadeza em um cordão fininho.

    “Vai ficar muito bonito”, destacou o senhor que, já colocou orquídeas em mais de 1.200 árvores, em vários locais por onde morou. E, desde 2021, realiza em São José.

    A Prefeitura de São José dos Campos realiza manutenção na Praça Riugi Kojima. Um piscicultor cuida do lago e das carpas, diariamente e funcionários da Urbam fazem o serviço de roçada, capina, pintura e podas, sempre com a parceria e supervisão do Grupo do Torri.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Nossa Gente

    Não é falta de controle: é sobrecarga neurológica: Mais intenso em pessoas com Autismo.

    A irritação raramente surge do nada. Na maioria das vezes, ela é...

    Nossa Gente

    A advocacia como pulmões da sociedade democrátrica

    Desejo neste breve artigo ressaltar a importância da advocacia na efetiva defesa...

    Nossa Gente

    A Imagem da Suprema Corte

    Na decisão da Supercopa-2026 entre Corinthians e Flamengo, o ministro do STF, Alexandre...

    Nossa Gente

    Ponto de Acesso: Onde a acessibilidade se torna estratégia

    Gerar conteúdo sobre acessibilidade no Brasil ainda é um desafio muito grande....