A cidade de Aparecida, conhecida como um dos principais polos do turismo religioso no país, inicia nesta quinta-feira (24) uma nova fase em sua mobilidade urbana. Entrará em funcionamento, em fase de testes, o novo viaduto da Avenida Itaguaçu. A obra, construída pela MRS Logística com investimento de R$ 68 milhões, tem como foco principal melhorar a segurança e a fluidez do tráfego local.
Com a ativação da nova estrutura, a antiga passagem em nível — onde veículos e pedestres compartilhavam o mesmo espaço — será desativada de forma permanente. Para garantir a travessia de pedestres entre o bairro Ponte Alta e a área da Basílica, a passarela já existente no local passará a operar 24 horas por dia.
A implantação do viaduto também facilitará o acesso ao centro da cidade para quem chega pela Rodovia Presidente Dutra. A partir de agora, o trajeto até o estacionamento da Basílica será mais direto. Os moradores da região do Ponte Alta também ganham com a mudança, pois não precisarão mais utilizar a antiga passagem em nível.
Alterações no tráfego
Com a nova configuração viária, algumas rotas sofreram alterações. No sentido Centro–Ponte Alta, o condutor deverá utilizar uma via lateral, sem necessidade de subir no viaduto. Já no sentido Dutra–Ponte Alta, será preciso acessar a alça do viaduto e, ao final, seguir pela saída que leva ao bairro.
Para os motoristas que se deslocam de Ponte Alta para o centro, o novo trajeto exige contornar o viaduto por uma alça à direita e seguir rumo à área central da cidade. Os acessos Dutra–Centro e Centro–Dutra permanecem disponíveis, o que contribui para manter o fluxo viário.
Também houve modificação no trânsito da Rua Capitão Emídio Moreira, no bairro Ponte Alta. A via passa a ter sentido único a partir da Rua Miguel Prado, medida que visa melhorar a organização do tráfego na região.













Deixe um comentário