SJC

    Nova sede da Polícia Militar é entregue no aniversário da cidade

    Como parte das comemorações pelos 258 anos de São José dos Campos, a Prefeitura entregou neste domingo (28), ao meio-dia, a nova sede da 2ª Companhia do 1º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), localizada na rua Coronel José Monteiro, 407, na região central da cidade.

    A nova estrutura representa mais um investimento estratégico no fortalecimento da segurança pública, integrando as ações do programa São José Unida, que articula forças de segurança, tecnologia e inteligência territorial.

    Mais segurança  

    Estiveram presentes o vice-governador Felício Ramuth; o comandante de Policiamento do Interior 1, coronel PM Luiz Fernando Alves; o comandante do 1º BPM/I, tenente-coronel PM Alain Kalczuk; e o comandante da 2ª Companhia, capitão PM Euler Guimarães, além de oficiais da Polícia Militar, a desembargadora do Fórum Trabalhista, doutora Antônia Santana, representantes do Legislativo e do Executivo, liderancas da sociedade civil organizada e profissionais da imprensa regional.

    Durante seu discurso, o coronel PM Alves destacou que a instalação da companhia na área central era um pedido antigo da corporação e que a mudança proporcionará maior proximidade com a população.

    “Trazemos 158 policiais militares, efetivamente no espaço físico que é destinado à área da Companhia. Isto significa a presença mais ostensiva nesta área, o movimento constante de viaturas para assunção do serviço diário, a presença física junto à essa área central e todos os bairros que engloba a 2ª Companhia, trazendo a PM mais perto da população”, afirmou Alves.

    “Este era um pleito bem antigo para que viéssemos para cá e isso foi atendido hoje por esta gestão. E, com certeza, com as mãos de outros que por aqui passaram.”

    O coronel também elogiou o trabalho conjunto promovido pelo programa São José Unida e destacou a coragem da Prefeitura ao tomar decisões importantes para a segurança, como o fechamento de um estabelecimento que atuava de forma irregular.

    “Quero parabenizar a administração pela coragem de, neste ano, fazer o fechamento, o emparedamento de uma adega que trazia muitos problemas para a nossa cidade, em uma área com vários indicadores criminais. E São José dos Campos teve a coragem de fazer esse fechamento, tornando-se novamente referência nesse tipo de ação, que muito tem impactado a nossa região.”

    Parceria

    O vice-governador Felício Ramuth também ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura para viabilizar a nova sede e destacou a contribuição de São José dos Campos em projetos de segurança pública no estado.

    “Todo o edital do Smart Sampa, que é o sistema de câmeras da cidade de São Paulo, foi baseado no nosso CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e está fazendo toda a diferença para a cidade de São Paulo.”

    Segurança reforçada 

    A área de atuação da 2ª Companhia compreende importantes bairros da cidade, com grande fluxo populacional, diversidade comercial e presença de órgãos públicos e privados. Estão incluídos os bairros Esplanada, Urbanova, Jardim das Indústrias, Alvorada, Vila Adyana, São Dimas, Vila Ema, Vila Betânia, Colinas, Aquarius, Centro, Vila Maria, Santa Cruz e Jardim Nova América.

    O efetivo da Companhia é composto por 158 policiais militares, que atuam com profissionalismo e comprometimento na preservação da ordem pública e na promoção da segurança da sociedade.

    Estrutura

    Com cerca de 700 metros quadrados de área construída, a nova sede conta com 37 ambientes destinados a funções específicas, entre eles:

    •  5 salas de policiamento

    • 6 dormitórios

    • 5 alojamentos

    • 3 hospedagens

    • 6 banheiros

    • Espaços de apoio como depósitos, copa, sala de projeção e sala do comandante

    Minicentral 

    A sede conta com uma minicentral de monitoramento instalada pela Prefeitura por meio do programa São José Unida.

    O espaço fortalece a integração entre as forças de segurança e garante respostas mais rápidas às ocorrências registradas na região.

    Sustentabilidade

    A estrutura também possui um eletroposto (ponto de recarga compartilhado) para veículos elétricos da Guarda Civil Municipal e da Atividade Delegada da Polícia Militar.

    A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e a modernização da infraestrutura de segurança, aliando tecnologia e responsabilidade ambiental ao serviço público.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Viaduto Bandeirante será interditado a partir de 8 de dezembro

    A CCR RioSP informa que a interdição do Viaduto Bandeirante, no Jardim...

    SJC

    Homem é agredido e atacado por pitbull após suspeita de furto em São José

    Na noite desta terça-feira (2), por volta das 19h30, um homem acabou...

    SJC

    São José participa de encontro latino-americano de segurança

    Primeira Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, São José dos Campos...

    SJC

    Revitalização da UBS Vila Nair avança na região sul

    A UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Vila Nair está passando por...