A partir de amanhã, 14 de fevereiro, até domingo, dia 16, sempre das 8h às 12h, a Praça do Sapo, na região central de São José dos Campos, receberá o projeto o “Mundividências – Arte na Cidade”, uma experiência estilo “ateliê ao ar livre”, em que oito artistas mulheres desenvolverão suas obras ao vivo, com sua própria linguagem artística, em telas afixadas em andaimes, que remetem à construção, promovendo uma aproximação entre a produção artística e a
comunidade.
Depois da edição promovida no Parque da Cidade, em janeiro, o iniciativa se expande e deve contemplar um público superior a 600 pessoas até a conclusão. “A proposta segue com o objetivo de incentivar o público a se sentir parte da experiência artística, desconstruindo a ideia de que a arte é elitizada e abrindo caminho para que todos possam se conectar com as obras, além de figurar como uma ferramenta de inclusão e empoderamento, promovendo a relevância das artistas mulheres”, explica Pitiu Bomfim, curadora do projeto.
Formatado pelo galerista Paulo Henrique Rosa, nos novos moldes da Galeria Poente, também de São José, o projeto nasceu junto ao grupo de mulheres comprometidas com a arte e sua capacidade de transformar contextos sociais e individuais e da necessidade de oferecer à população o contato com a arte de maneira acessível e participativa.
“Muitos sentem que não pertencem aos espaços culturais convencionais, seja por acharem que a arte ali exposta é inacessível ou por associarem esses ambientes a uma experiência elitizada. O Mundividências dialoga com esta nova etapa da Poente, pois propõe-se a quebrar estigmas, levando o processo criativo para onde o público está e promovendo a troca direta entre artista e espectador”, diz o profissional.

Oficinas Gratuitas
A iniciativa, incentivada pela Lei Paulo Gustavo 006/2024, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, também contempla a promoção de uma oficina gratuita sobre Acessibilidade em Projetos Culturais, em 15 de março, das 9h às 12h, na Casa Ateliê 346, do Jardim Esplanada, que recentemente abriu suas portas na cidade para ações culturais. No início de fevereiro, dias 1 e 8, cerca de 30 pessoas participaram das oficinas de Elaboração de Projetos Culturais.
Serviço
Mundividências – Arte na Cidade
Intervenções públicas – Classificação livre
Edição Praça do Sapo: 14, 15 e 16/2, das 8h às 12h
Local: Praça Doutor João Mendes | Av. Mal. Floriano Peixoto, 47 – Centro, São José dos Campos – SP (Praça do Sapo)
Oficina – Acessibilidade em Projetos Culturais
Com Jéssica Morais, da LD Conteúdos
Data: 15 de março, das 9h às 12h
Local: Ateliê 346 (região central – Rua Carlos Chagas, 346).
Vagas limitadas (15) | Inscrições aqui.
Fotos: Dimas Cardoso














Deixe um comentário