SJC

    Museu do Folclore define programação para janeiro de 2025

    O Museu do Folclore de São José dos Campos definiu sua programação de atividades para o mês de janeiro, com destaque para a 27ª Chegada das Bandeiras, no dia 26, e mais uma etapa do programa Férias no Museu, entre os dias 21 e 31; além de outras atrações.

    O museu também segue com a exposição temporária “Bandeiras, Violas e Figureiras: A Natividade no Vale do Paraíba”, montada em parceria com o MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo). As visitas podem ser feitas até 12 de janeiro, de terça a domingo, das 9h às 17h.

    Férias no Museu

    A programação será desenvolvida de manhã (das 9h30 às 12h) e à tarde (das 14h às 16h30), sem limite de idade e sem necessidade de inscrição. Para participar, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

    As atividades englobam gincana, roda de artesanato infantil, musicalidade, jogos de tabuleiro e contação de histórias. Nas 4 etapas anteriores, em janeiro e julho de 2023 e 2024, os encontros reuniram 2.589 pessoas, entre crianças e adultos.

    Chegada das Bandeiras

    A manifestação acontecerá das 9h às 17h, marcando a 27ª Chegada das Bandeiras, com encerramento do Ciclo de Natal e fechamento do presépio do museu. O encontro deverá contar com a participação de 14 Folias de Reis da região e do Sul de Minas,

    Visitas

    Durante todo o mês, os espaços da exposição de longa duração, do presépio, da brinquedoteca e da Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni (especializada em cultura popular) também continuarão abertos em dias e horários específicos. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de forma espontânea ou agendada.

    O presépio, desta vez, foi montado pela artista popular e artesã Eunice Coppi, mineira de Sabará. Todas as peças foram criadas e feitas por ela, por meio da técnica de empapelamento, que utiliza cola e goma.

    Gestão

    O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

     

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    SJC

    Evento destaca talentos de pessoas com deficiência

    Pessoas talentosas que inspiram, que se expressam e que são felizes, superando...

    SJC

    Viaduto Bandeirante será interditado a partir de 8 de dezembro

    A CCR RioSP informa que a interdição do Viaduto Bandeirante, no Jardim...

    SJC

    Homem é agredido e atacado por pitbull após suspeita de furto em São José

    Na noite desta terça-feira (2), por volta das 19h30, um homem acabou...

    SJC

    São José participa de encontro latino-americano de segurança

    Primeira Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, São José dos Campos...