São José dos Campos recebe no fim de semana uma mostra de dança, com nove espetáculos de todo o estado. As atividades são realizadas pelo programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, em parceria com a Prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Serão nove montagens divididas em cinco programas. Confira a programação abaixo. A abertura acontece na praça Afonso Pena, no centro da cidade. As demais apresentações serão realizadas no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005, Santana), na região norte.
Programe-se
A programação começa com o espetáculo Rastro, da Cia Jovem de São José do Rio Preto, que será encenado na sexta-feira (28), às 16h, na Praça Afonso Pena.
No mesmo dia, às 19h, a Casa de Cultura Cine Santana recebe as apresentações Ocupação: Corpos em Atrito, da Companhia Viela (de Registro), e Uno, da Cia Avant-Scène (de Sorocaba).
No sábado (29), a programação começa às 15h, com O Abutre, da Way Company (de Catanduva), e Coisa Nossa, da Cia de Dança Vanessa França (de Campinas). Às 19h, o grupo Plataforma 23 (Ribeirão Preto) apresenta Cortina de Fumaça, seguido de Voyeur, da Companhia de Dança de São José dos Campos.
Encerrando a mostra, no domingo (30), às 16h, sobem ao palco da Casa de Cultura Cine Santana os grupos Ó1É Cia de Dança (Valinhos), com o espetáculo In.visível, e o Instituto Jovens de Coração – Arte e Longevidade (São José dos Campos), com Borogodó.
Sinopses
Rastro
Um manifesto de resistência, amor e celebração da força feminina. A performance desperta memórias que ecoam liberdade e celebra conquistas ao questionar o machismo estrutural.
- Direção e coreografia – Thaís Benites
- Duração – 40 minutos
- Classificação – Livre
Ocupação: Corpos em Atrito
O espetáculo investiga disputa e individualismo num mundo marcado pela violência, expondo a força de corpos que insistem em reexistir.
- Direção e coreografia – Emerson Trankas
- Duração – 30 minutos
- Classificação – Livre
Uno
Corpos exploram o conflito entre o individual e o coletivo, mergulhando em camadas do inconsciente.
- Direção, produção e coreografia – Laura Moeckel
- Duração – 40 minutos
- Classificação – Livre
O Abutre
A coreografia nasce da reflexão sobre sistemas opressores e do encontro das singularidades do elenco. O processo conduz o grupo da morte ao renascimento em uma nova trajetória.
- Direção e coreografia – Matheus Matos
- Duração – 45 minutos
- Classificação – 12 anos
Coisa Nossa
O espetáculo celebra os gestos e encontros da dança, revelando corpos-territórios de memória e esperança.
- Direção e coreografia – Vanessa França
- Duração – 40 minutos
- Classificação – Livre
Cortina de Fumaça
A obra habita uma atmosfera entre beleza e violência, expondo as agressões veladas do cotidiano.
- Intérpretes-criadoras – Helk Pedrassi e Sofia Monteiro
- Duração – 38 minutos
- Classificação – 10 anos.
Voyeur
Gestos íntimos se tornam públicos e o olhar se mistura ao ser olhado. A obra questiona fronteiras entre exposição e silêncio.
- Coreografia e direção cênica – Lili de Grammont
- Duração – 35 minutos
- Classificação – 16 anos
In.visível
Espetáculo para todas as idades, inspirado em O Pequeno Príncipe, une dança e literatura numa jornada poética sobre amizade e autoconhecimento.
- Direção – Marol Andrade
- Duração – 60 minutos
- Classificação – Livre
Borogodó
Celebra memórias coletivas e a força criativa de quem continua dançando a vida. O espetáculo revisita manifestações populares e transforma lembranças em arte.
- Direção artística e coreografia – Aline Carneiro
- Duração – 35 minutos
- Classificação – Livre
CULTSP PRO
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Dividido em seis escolas temáticas, o programa oferece formações alinhadas às diferentes áreas da cultura e da economia criativa.
As escolas abrangem desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa de Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra o CULTSP PRO, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.














Deixe um comentário