O Vale do Paraíba encerrou o primeiro semestre de 2025 com 143 mortes violentas, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O número representa uma redução de 20,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 179 vítimas de homicídios dolosos e latrocínios (roubos seguidos de morte).
Apesar da queda, a região ainda lidera o ranking de mortes violentas no interior paulista. Em segundo lugar aparece Ribeirão Preto, com 111 casos, seguida por Sorocaba (103), Piracicaba (99), Campinas (98), Bauru (57), Santos (55), São José do Rio Preto (54), Presidente Prudente (31) e Araçatuba (30).
O levantamento considera apenas os números absolutos de vítimas — ou seja, não leva em conta a população de cada cidade. As taxas proporcionais por 100 mil habitantes são divulgadas apenas uma vez por ano, com base nos dados consolidados do ano anterior.
Cidades com mais mortes violentas no semestre
São José dos Campos lidera a lista entre os municípios do Vale, com 19 ocorrências. Na sequência estão:
Lorena: 14 mortes
Pindamonhangaba: 13
Ubatuba: 13
Caraguatatuba: 12
Taubaté: 11
Cruzeiro: 10
Aparecida: 9
Jacareí: 6
Caçapava: 5
Mesmo com a redução nos índices, a SSP e autoridades locais reforçam a necessidade de ações contínuas de segurança pública e investigação, principalmente nas cidades que concentraram o maior número de ocorrências fatais.
Informações via CBNVale












Deixe um comentário