O Governo do Estado de São Paulo abriu processo licitatório para concessão da Centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão. Até o final deste ano está previsto o leilão para adjudicar a ferrovia para ser operada pela iniciativa privada.
Paralelamente a tudo que está sendo discutido, a ferrovia está paralisada, seja por falta de manutenção, mas principalmente pela ação de vândalos que furtaram quilômetros de fios elétricos, interrompendo o tráfego dos bondinhos. Essa ação contribui para a depreciação da ferrovia, facilitando os lances mais baixos para vencer a licitação.
A expectativa dos munícipes, além do retorno dos bondinhos na cidade, era a volta dos trens de serra, saindo diretamente de Pindamonhangaba, onde a EFCJ tem presença marcante no transporte urbano, atendendo especialmente a área rural. Os bondinhos já foram mais úteis para o transporte urbano em Campos do Jordão e hoje se constituem em um ícone do turismo na Serra da Mantiqueira, como um dos principais atrativos da estância. Apesar das audiências públicas realizadas, nada pôde ser alterado no edital visto que o projeto já está pronto desde a muito tempo.
Um projeto que desconsidera a centenária ferrovia, com proposta de veículos e composições modernas que descaracterizam os modelos atuais; suprime estações e rotundas (como a de Vila Capivari, essencial para virar as automotrizes que tem um sentido único de direção), o que deixa explícito que não haverá a opção das composições oriundas de Pindamonhangaba.

A licitação não contempla os funcionários da ferrovia, não se compromete com aqueles que residem, por necessidade de suas funções, nas casas e vilas ao longo do trecho e também não evidencia como será a cobrança de passeios e deslocamentos para jordanenses e pindenses, especialmente para estudantes e trabalhadores.
A maior parte dos munícipes não se deu conta ainda desses problemas que podem inviabilizar o retorno da ferrovia. Esta nossa manifestação será para preservar a ferrovia e propor seu retorno sem grandes alterações em suas operações e em seus próprios, mantidos com apreço pelas populações de Pindamonhangaba e Campos do Jordão.
Nesta quinta-feira (26), às 19h15, acompanhe e participe da Manifestação sobre a Concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão através do Podcast NetCampos, com Alan Germano e as participações da Arquiteta Urbanistica Lúcia Corrêa Cintra e do Relações Públicas Paulo de Tarso.














Deixe um comentário